Resumo |
O presente trabalho, desenvolvido pelo PIBID Biologia da UFV Florestal na Escola Estadual Fernando Otávio, em Pará de Minas, teve como objetivo promover a introdução dos alunos do 1º ano à ciência cidadã, enfatizando a importância da participação ativa no registro e monitoramento da biodiversidade local, com foco na fauna silvestre. Durante a primeira semana, os estudantes foram apresentados aos conceitos fundamentais sobre ciência cidadã, suas implicações para a pesquisa científica e a conservação ambiental, além de receberem orientações detalhadas sobre o uso da plataforma iNaturalist, incluindo cadastro, navegação no site e no aplicativo, técnicas para captura de imagens de qualidade e normas gerais do projeto, garantindo que os registros fossem consistentes e cientificamente válidos. Na segunda semana, acompanhou-se de perto o processo de inscrição e interação dos alunos com a plataforma, oferecendo suporte individualizado para que compreendessem o funcionamento do sistema, aprendendo a submeter observações de forma adequada e a identificar características básicas das espécies registradas. Cada aluno foi orientado a registrar no mínimo três fotografias de fauna silvestre local, incentivando a exploração de diferentes habitats presentes no entorno escolar e o desenvolvimento de habilidades de observação, registro científico e respeito pela biodiversidade. Após a coleta das imagens, realizou-se uma análise coletiva em sala de aula, promovendo discussões sobre a diversidade de espécies encontradas, suas interações ecológicas, ameaças à preservação e o papel dos cidadãos na conservação ambiental, despertando nos alunos a consciência sobre a importância da fauna regional e a necessidade de ações sustentáveis. O projeto contribuiu não apenas para a familiarização dos estudantes com ferramentas digitais de pesquisa e monitoramento científico, mas também para o desenvolvimento do pensamento crítico, da responsabilidade ambiental e da capacidade de reflexão sobre a relação entre ser humano e meio ambiente, evidenciando que iniciativas de ciência cidadã podem ser eficazes na educação científica formal, fortalecendo a compreensão de conceitos biológicos de maneira prática, interativa e contextualizada, além de estimular o engajamento dos jovens na preservação da biodiversidade local e na valorização do conhecimento científico como ferramenta para a sustentabilidade. |