Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22569

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Clara Borges dos Anjos
Orientador NEWTON MORENO SANCHES
Outros membros Bernardo Bastos, Isabelle Santos Caetano Reis, Jade Luíza Santiago Pereira
Título Jovem Naturalista: Ciência Cidadã em Ação
Resumo O presente trabalho, desenvolvido pelo PIBID Biologia da UFV Florestal na Escola Estadual Fernando Otávio, em Pará de Minas, teve como objetivo promover a introdução dos alunos do 1º ano à ciência cidadã, enfatizando a importância da participação ativa no registro e monitoramento da biodiversidade local, com foco na fauna silvestre. Durante a primeira semana, os estudantes foram apresentados aos conceitos fundamentais sobre ciência cidadã, suas implicações para a pesquisa científica e a conservação ambiental, além de receberem orientações detalhadas sobre o uso da plataforma iNaturalist, incluindo cadastro, navegação no site e no aplicativo, técnicas para captura de imagens de qualidade e normas gerais do projeto, garantindo que os registros fossem consistentes e cientificamente válidos. Na segunda semana, acompanhou-se de perto o processo de inscrição e interação dos alunos com a plataforma, oferecendo suporte individualizado para que compreendessem o funcionamento do sistema, aprendendo a submeter observações de forma adequada e a identificar características básicas das espécies registradas. Cada aluno foi orientado a registrar no mínimo três fotografias de fauna silvestre local, incentivando a exploração de diferentes habitats presentes no entorno escolar e o desenvolvimento de habilidades de observação, registro científico e respeito pela biodiversidade. Após a coleta das imagens, realizou-se uma análise coletiva em sala de aula, promovendo discussões sobre a diversidade de espécies encontradas, suas interações ecológicas, ameaças à preservação e o papel dos cidadãos na conservação ambiental, despertando nos alunos a consciência sobre a importância da fauna regional e a necessidade de ações sustentáveis. O projeto contribuiu não apenas para a familiarização dos estudantes com ferramentas digitais de pesquisa e monitoramento científico, mas também para o desenvolvimento do pensamento crítico, da responsabilidade ambiental e da capacidade de reflexão sobre a relação entre ser humano e meio ambiente, evidenciando que iniciativas de ciência cidadã podem ser eficazes na educação científica formal, fortalecendo a compreensão de conceitos biológicos de maneira prática, interativa e contextualizada, além de estimular o engajamento dos jovens na preservação da biodiversidade local e na valorização do conhecimento científico como ferramenta para a sustentabilidade.
Palavras-chave Ciência Cidadã, protagonismo estudantil, fauna urbana
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