Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22568

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Meiriane Dias Rocha
Orientador NEWTON MORENO SANCHES
Outros membros Luiza Cristina Figueiredo Costa
Título Uso do caderno de missões no clube de ciências: uma experiência com estudantes do 8º Ano
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos licenciandos a vivência da prática pedagógica desde os primeiros períodos da formação, promovendo a aproximação entre a universidade e a escola pública. Nesse contexto, foi idealizado e desenvolvido o Clube de Ciências, um projeto realizado no contraturno escolar com turmas do 8º ano da Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte, em Juatuba-MG. O objetivo do clube é promover encontros educativos que estimulem a curiosidade, a investigação e a construção coletiva do conhecimento científico.
Este trabalho apresenta o uso do caderno de missões como estratégia pedagógica central do Clube de Ciências. Diferente de um caderno comum, essa ferramenta funciona como um diário de bordo das experiências vividas pelos estudantes. Cada missão conta com uma página específica, onde são registrados data e nome da atividade, além de espaços para que os alunos descrevam o que realizaram e o que aprenderam ou descobriram. Há ainda o espaço reservado para a colagem de medalhas simbólicas, entregues ao final de cada missão, reforçando o senso de conquista, o pertencimento ao grupo e a construção de uma memória afetiva.
Em uma das atividades, os estudantes plantaram feijões e acompanharam o crescimento das plantas em diferentes condições de luminosidade, levantando hipóteses, anotando descobertas e comparando resultados. Ao término do experimento, receberam uma medalha com o nome da missão revelado: Missão Clorofila.
Tanto o caderno quanto as propostas do Clube foram concebidos para se diferenciar das práticas convencionais de sala de aula. A intenção é tornar a ciência mais interessante, acessível e lúdica, criando um ambiente de descoberta ativa e envolvimento genuíno. As atividades são fundamentadas em metodologias ativas, com destaque para a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e a investigação científica escolar, favorecendo o protagonismo, a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico.
A participação no projeto proporcionou uma experiência formativa significativa aos licenciandos envolvidos, por exigir planejamento, mediação e acompanhamento dos processos de aprendizagem. O caderno de missões, nesse sentido, não apenas fortaleceu o vínculo dos estudantes com o Clube, como também contribuiu para a formação de docentes sensíveis, criativos e comprometidos com a realidade da escola pública.
Palavras-chave Clube de ciências, caderno de missões, educação lúdica
Apresentações
  • Painel: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Painel
Gerado em 0,72 segundos.