Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22547

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lohana Stephany Tomaz Silva
Orientador NEWTON MORENO SANCHES
Outros membros Camila Medeiros Amaral de Almeida, Eduarda da Silva, Júlia Rodrigues de Miranda, Nathalia Silva Rabello
Título A feira de ciências como ferramenta multidisciplinar de ensino, extensão e formação docente no contexto do PIBID
Resumo A Feira de Ciências é um evento educacional que promove a divulgação e o aprofundamento do conhecimento científico por meio da apresentação de experimentos, pesquisas e projetos elaborados por estudantes, podendo ocorrer desde pequenas mostras escolares até grandes eventos regionais ou nacionais, sempre com o objetivo de estimular a curiosidade, o pensamento crítico e o interesse pela ciência de forma acessível, criativa e significativa. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo promover uma Feira de Ciências na Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte, localizada em Juatuba–MG, como uma ação integrada de ensino, extensão e formação docente, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que oportuniza a vivência prática de licenciandos em escolas públicas, aproximando-os do cotidiano escolar. O público-alvo foram os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e a metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica sobre a organização de feiras científicas, reuniões entre as bolsistas, o coordenador do núcleo do PIBID e a gestão escolar, planejamento logístico do evento, elaboração de regulamento, orientação ao corpo docente e aos alunos, escolha participativa do nome da feira, elaboração de planos de pesquisa para nortear os projetos e acompanhamento contínuo de cada grupo nas etapas de desenvolvimento, além da produção de materiais de apoio como guias sobre elaboração de projetos científicos e de orientação a cada etapa. A realização da feira revelou-se uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes, que demonstraram alto grau de engajamento, responsabilidade e capacidade de síntese e comunicação científica, quanto para as pibidianas, que puderam exercer ativamente práticas pedagógicas como planejamento, mediação e avaliação, enfrentando os desafios reais da docência com criatividade e compromisso. A feira funcionou como um potente espaço de aprendizagem, permitindo a aplicação de metodologias ativas, o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e o fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade. Para a formação docente, foi uma oportunidade única de desenvolver competências essenciais ao exercício da profissão, como organização, escuta sensível, adaptação a diferentes contextos e tomada de decisão pedagógica, promovendo uma formação significativa, conectada com a realidade e centrada no protagonismo tanto dos futuros professores quanto dos estudantes da educação básica.
Palavras-chave Feira de ciências, PIBID, formação docente
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