Resumo |
A Feira de Ciências é um evento educacional que promove a divulgação e o aprofundamento do conhecimento científico por meio da apresentação de experimentos, pesquisas e projetos elaborados por estudantes, podendo ocorrer desde pequenas mostras escolares até grandes eventos regionais ou nacionais, sempre com o objetivo de estimular a curiosidade, o pensamento crítico e o interesse pela ciência de forma acessível, criativa e significativa. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo promover uma Feira de Ciências na Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte, localizada em Juatuba–MG, como uma ação integrada de ensino, extensão e formação docente, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que oportuniza a vivência prática de licenciandos em escolas públicas, aproximando-os do cotidiano escolar. O público-alvo foram os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e a metodologia adotada incluiu revisão bibliográfica sobre a organização de feiras científicas, reuniões entre as bolsistas, o coordenador do núcleo do PIBID e a gestão escolar, planejamento logístico do evento, elaboração de regulamento, orientação ao corpo docente e aos alunos, escolha participativa do nome da feira, elaboração de planos de pesquisa para nortear os projetos e acompanhamento contínuo de cada grupo nas etapas de desenvolvimento, além da produção de materiais de apoio como guias sobre elaboração de projetos científicos e de orientação a cada etapa. A realização da feira revelou-se uma experiência enriquecedora tanto para os estudantes, que demonstraram alto grau de engajamento, responsabilidade e capacidade de síntese e comunicação científica, quanto para as pibidianas, que puderam exercer ativamente práticas pedagógicas como planejamento, mediação e avaliação, enfrentando os desafios reais da docência com criatividade e compromisso. A feira funcionou como um potente espaço de aprendizagem, permitindo a aplicação de metodologias ativas, o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e o fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade. Para a formação docente, foi uma oportunidade única de desenvolver competências essenciais ao exercício da profissão, como organização, escuta sensível, adaptação a diferentes contextos e tomada de decisão pedagógica, promovendo uma formação significativa, conectada com a realidade e centrada no protagonismo tanto dos futuros professores quanto dos estudantes da educação básica. |