Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
---|---|
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Engenharia/Tecnologia |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa | PIBEX Júnior |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Letícia Toledo Serafim |
Orientador | MARIA AMELIA LOPES SILVA |
Título | HighSchoolMinas na temporada 2024-2025 do Technovation Girls |
Resumo | Em um cenário em que a presença feminina nas áreas de ciência, tecnologia e computação ainda é significativamente menor do que a masculina, projetos como o HighSchoolMinas, o Technovation Girls e o MinasCoders desempenham um papel de extrema importância, promovendo a inclusão, o empoderamento e a participação de meninas na área da tecnologia. O MinasCoders é um programa de extensão universitária que cria um ecossistema de apoio à formação de meninas em tecnologia. Integrados a ele, estão projetos como o HighSchoolMinas, subgrupo do programa MinasCoders, que é voltado para estudantes do ensino médio da rede pública de Florestal-MG e outras cidades parceiras. E o Technovation Girls é uma competição global que incentiva meninas a desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais. O HighSchoolMinas oferece oficinas, palestras, visitas a laboratórios e atividades interativas que aproximam as estudantes com as áreas de ciência e tecnologia. Durante a temporada 2024-2025 da competição Technovation Girls, diversas atividades foram realizadas com as meninas da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende e de outras instituições parceiras, como App Inventor, BH Tech, Minas Coders Day, pré-pitches, entre outras, com o objetivo de capacitar e engajar meninas nas áreas de tecnologia e inovação. Essas ações integradas promoveram o desenvolvimento de habilidades técnicas e empreendedoras, fortalecendo o protagonismo feminino na criação de soluções tecnológicas para desafios reais da sociedade. Dos resultados já obtidos com a participação na competição Technovation Girls, ao todo, foram 25 submissões de projetos, sendo 16 na categoria sênior, 5 na júnior e 4 na iniciante, representando aproximadamente 20% de todas as submissões brasileiras na competição. As equipes participantes vieram de sete instituições de ensino distribuídas em cinco cidades mineiras: 4 equipes do CEDAF-UFV, 2 do IF de Formiga, 2 do IF de Ouro Branco, 6 do IF de Ribeirão das Neves, 2 de Viçosa e 9 da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende. Os resultados da temporada 2024-2025 do Technovation Girls demonstram o alcance e a relevância do programa do incentivo, da participação feminina na tecnologia. Esses números refletem não apenas o crescimento do projeto, mas também o engajamento crescente das alunas e instituições na construção de soluções tecnológicas com impacto social. Influências e Percepções das Meninas do Ensino Médio na Escolha de Profissões nas Áreas de Exatas: um estudo de caso na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende |
Palavras-chave | tecnologia, igualdade de gênero, Technovation Girls |
Apresentações |
|
Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.
Link para apresentação | Painel |
---|