Resumo |
A demanda por alimentos de alto valor agregado tem impulsionado o desenvolvimento de métodos para o processamento do mel in natura, como a obtenção do mel cremoso. A avaliação do tempo de armazenamento é essencial para garantir a aceitação do consumidor e a segurança do mel cremoso. Para a avalição da sua vida de prateleira, é importante utilizar testes sensoriais para compreender a percepção dos consumidores em relação às mudanças nas suas características durante o armazenamento. Assim, objetivou-se determinar a vida de prateleira do mel cremoso produzido em batedeira doméstica por meio de análises de aceitação sensorial e intenção de compra. O mel cremoso foi produzido pela metodologia Dyce (1975), com adaptações, e armazenado em incubadora BOD a 20 °C. As análises sensoriais foram realizadas, mensalmente, por 10 meses, com 1366 avaliadores, com média mensal de 124 avaliadores (120 a 132 avaliadores), consumidores frequentes de mel, com idade igual ou superior a 18 anos. Os avaliadores receberam uma amostra de 3 g de mel cremoso e avaliaram os atributos de aparência, sabor, textura e impressão global por meio da escala hedônica de nove pontos (“desgostei extremamente” a “gostei extremamente”), e a intenção de compra pela escala de cinco pontos (“certamente não compraria” a “certamente compraria”). Análises de variância e de regressão linear foram realizadas com α de 5%. Com exceção do mês 0 (6,3), a aceitação da aparência do mel cremoso ficou entre 7 “gostei moderadamente” e 8 “gostei muito” do 1º ao 10º mês. A aceitação da textura, com exceções do mês 0 (6,6) e do mês 1 (6,9), ficou entre 7 “gostei moderadamente” e 9 “gostei extremamente” do 2º ao 10º mês. A aceitação do sabor do mel cremoso ficou entre 7 “gostei moderadamente” e 8 “gostei muito” durante todo o tempo. Com exceção do mês 0 (6,9), a aceitação da impressão global do mel cremoso ficou entre 7 “gostei moderadamente” e 9 “gostei extremamente” do 1º ao 10º mês. A aceitação da aparência, textura, sabor e impressão global variaram (P<0,05) quadraticamente, com valor máximo de, respectivamente, 7,8, 8,0, 7,8 e 7,9 após cerca de 7 meses de armazenamento. A intenção de compra do mel cremoso ficou situada entre 3 “Talvez compraria” e 5 “Certamente compraria” do mês 0 ao mês 10 e também variou (P<0,05) quadraticamente, com valor máximo de 4,2 após cerca de 6 meses de armazenamento. Portanto, o mel cremoso produzido em batedeira doméstica possui elevada qualidade sensorial e intenção de compra por uma vida de prateleira de, no mínimo, 10 meses armazenado à temperatura de 20 °C, pois, apesar de significativas (P<0,05), as variações observadas foram pequenas. Isso demonstra a viabilidade e o potencial do mel cremoso no mercado, especialmente, como alternativa para diversificação de produtos apícolas com maior valor agregado e de elevada qualidade, sendo um incentivo ao aumento do consumo de mel no Brasil. |