Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20458

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Alan Gabriel Martins Silva
Orientador MARCUS HENRIQUE SOARES MENDES
Outros membros ROBSON LUIZ SANTOS
Título Uso de Algoritmos Genéticos Para Otimização de Aeronaves Radiocontroladas
Resumo Com o avanço das tecnologias relacionadas à computação, novas soluções para problemas de alocação de recursos e gerenciamento de processos foram desenvolvidas, visando sua utilização e produção da melhor maneira possível. Para problemas com um certo grau de complexidade, encontrar mínimos e máximos para algumas funções de maneira manual se torna inviável, e processos computacionais precisam ser utilizados. Técnicas como os algoritmos de otimização são amplamente aplicadas em problemas reais, como no design e construção de aeronaves, onde múltiplos critérios conflitantes precisam ser equilibrados para se obter uma solução eficiente.
Pensando nesses desafios, a competição SAE Brasil Aerodesign foi criada, desafiando estudantes de graduação de todo o país a desenvolver aeronaves radiocontroladas da maneira mais eficiente possível, cumprindo missões propostas pela organização. No Campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa, temos a Equipe Acauã, que participa da competição desde 2011. O objetivo deste trabalho é aplicar algoritmos genéticos evolutivos no processo de design da aeronave desenvolvida pela equipe, utilizando métodos de otimização multiobjetivo implementados em Python, com o auxílio da biblioteca Pymoo.
Durante o projeto, foram formulados dois principais problemas de otimização: o primeiro relacionado à escolha do perfil aerodinâmico ideal; e o segundo, ao dimensionamento da asa e da empenagem horizontal da aeronave. Em ambos os casos, o algoritmo NSGA2 foi utilizado para encontrar soluções que equilibrassem múltiplos objetivos, como maximizar a sustentação e minimizar o peso da aeronave, respeitando restrições de estabilidade exigidas em voo.
Os resultados obtidos por meio da aplicação dos algoritmos genéticos contribuíram significativamente para a tomada de decisões da equipe Acauã, sendo implementados no projeto final da aeronave utilizada na competição. Espera-se que, com o aprofundamento dessas técnicas e a integração com métodos de otimização multidisciplinar, seja possível desenvolver aeronaves cada vez mais eficientes e competitivas.
Palavras-chave Otimização multi-objetivo, Algoritmos genéticos, Design de aeronaves
Apresentações
  • Painel: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Painel
Gerado em 0,73 segundos.