Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5531

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sarah Vieira Miranda
Orientador EDUARDO FRANÇA CASTRO
Outros membros Camila Lopes Almeida, Felipe Martins Vasconcelos, Mayllin Lage Horácio
Título Novos olhares no ensino da Embriologia: O impacto do uso de jogos didáticos no ensino tradicional.
Resumo Os materiais didáticos são ferramentas extremamente importantes para o processo de ensino e principalmente para a fixação do conteúdo estudado. Quando formulado de forma eficaz, o jogo didático pode proporcionar ao aluno não só a capacidade de melhor absorção do conteúdo, como pode colaborar para o desenvolvimento de diversas habilidades relacionadas à cognição, socialização e criatividade. O ensino de embriologia geralmente é dificultado pela falta de materiais e o uso de termos técnicos e específicos. O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento e a aplicação de um jogo didático sobre o desenvolvimento embrionário animal, a fim de verificar a eficácia deste no processo ensino-aprendizado. Foram selecionadas, de forma aleatória, duas turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Serafim Ribeiro de Resende”, do município de Florestal (Minas Gerais), e da Escola Estadual “Fernando Otávio”, do município de Pará de Minas (Minas Gerais). Em cada Escola, as turmas foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos: a) Grupo Controle, no qual foi administrado apenas a aula tradicional; b) Grupo Teste, que além da aula tradicional aplicou-se o Jogo didático. Para avaliar o desempenho dos estudantes foi organizado e aplicado um questionário antes (questionário 1) e outro depois (questionário 2) da aula expositiva no grupo controle e antes e depois da aula expositiva e da aplicação do jogo no grupo teste. Os resultados obtidos foram: a) no grupo controle obteve-se 18% de acerto no questionário 1 e 42,5% no questionário 2, melhora de 24,5%; b) no grupo teste obteve-se 23,5% de acerto no questionário 1 e 65% no questionário 2, melhora de 41,5%. Conclui-se que a utilização do jogo didático estimulou um progresso no desempenho de acertos das questões pelos estudantes do grupo teste, que utilizaram tanto os métodos tradicionais como o jogo, em comparação ao grupo controle, que utilizou apenas quadro e giz. Contribuindo assim para a fixação do conteúdo sobre desenvolvimento embrionário pelos estudantes.
Palavras-chave desenvolvimento embrionário, jogo didático, embriologia
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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