Resumo |
Os materiais didáticos são ferramentas extremamente importantes para o processo de ensino e principalmente para a fixação do conteúdo estudado. Quando formulado de forma eficaz, o jogo didático pode proporcionar ao aluno não só a capacidade de melhor absorção do conteúdo, como pode colaborar para o desenvolvimento de diversas habilidades relacionadas à cognição, socialização e criatividade. O ensino de embriologia geralmente é dificultado pela falta de materiais e o uso de termos técnicos e específicos. O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento e a aplicação de um jogo didático sobre o desenvolvimento embrionário animal, a fim de verificar a eficácia deste no processo ensino-aprendizado. Foram selecionadas, de forma aleatória, duas turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Serafim Ribeiro de Resende”, do município de Florestal (Minas Gerais), e da Escola Estadual “Fernando Otávio”, do município de Pará de Minas (Minas Gerais). Em cada Escola, as turmas foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos: a) Grupo Controle, no qual foi administrado apenas a aula tradicional; b) Grupo Teste, que além da aula tradicional aplicou-se o Jogo didático. Para avaliar o desempenho dos estudantes foi organizado e aplicado um questionário antes (questionário 1) e outro depois (questionário 2) da aula expositiva no grupo controle e antes e depois da aula expositiva e da aplicação do jogo no grupo teste. Os resultados obtidos foram: a) no grupo controle obteve-se 18% de acerto no questionário 1 e 42,5% no questionário 2, melhora de 24,5%; b) no grupo teste obteve-se 23,5% de acerto no questionário 1 e 65% no questionário 2, melhora de 41,5%. Conclui-se que a utilização do jogo didático estimulou um progresso no desempenho de acertos das questões pelos estudantes do grupo teste, que utilizaram tanto os métodos tradicionais como o jogo, em comparação ao grupo controle, que utilizou apenas quadro e giz. Contribuindo assim para a fixação do conteúdo sobre desenvolvimento embrionário pelos estudantes. |