O painel deverá ser confeccionado pelos autores, caso o resumo submetido ao SIA tenha sido aprovado para apresentação.
Dimensões do painel:
Largura: 90cm
Altura: 120cm
Itens que deverão constar no painel:
Cabeçalho com o nome e logomarca da Instituição (UFV);
Título (idêntico ao do resumo aceito);
Nomes dos autores e respectivos departamentos e, ou, unidades acadêmicas;
Área temática e grande área;
Categoria do trabalho: Ensino, Pesquisa ou Extensão;
Introdução e, ou, justificativa; objetivos; material e métodos ou metodologia; resultados e, ou, ações desenvolvidas; conclusões e, ou, considerações finais. Se essenciais, poderão constar principais referências bibliográficas;
Instituição de financiamento se houver.
Outras considerações:
O painel deverá apresentar clareza e ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis;
As informações deverão ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
O texto do painel deverá ser em um tamanho de fonte que permita a sua leitura a uma distância de pelo menos 1 metro.
A apresentação dos painéis ocorrerá no dia 10 de novembro (9:00 às 11:00h e de 19:00 às 21:00h)
Os painéis deverão ser afixados pelos autores no dia 09 de novembro (17:00 às 18:30h).
Para cada painel estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, com gancho, identificado com o número do painel.
A apresentação do painel deverá ser feita pelo primeiro autor. O bolsista terá que apresentar o trabalho, não podendo ser substituído. Não é permitida em nenhuma hipótese a apresentação pelo orientador.
O autor deverá permanecer junto ao painel durante toda a sessão. É importante que o mesmo não saia do local, sob pena do painel não ser avaliado.
O avaliador ficará em média 10 minutos em cada trabalho para ouvir a apresentação do autor e realizar questionamentos.
O painel deverá ser retirado imediatamente após o término da segunda sessão de apresentação dos painéis.
O TÍTULO deve ser informativo e sucinto, apenas a primeira letra em caixa alta, devendo ser mantido no painel e na apresentação oral. Nomes científicos e elementos químicos deverão ser escritos conforme as normas.
O PRIMEIRO AUTOR será, obrigatoriamente, um estudante de nível médio, de graduação ou pós-graduação. O estudante poderá apresentar somente 1(um) trabalho como primeiro autor, sendo ele o responsável em cadastrá-lo no sistema. A equipe do trabalho está limitada a seis (6) autores para trabalhos de Pesquisa e Ensino e dez (10) autores para trabalhos de Extensão.
O SEGUNDO AUTOR será obrigatoriamente o(a) orientador(a).
O RESUMO deverá ser redigido em português, em parágrafo único, de maneira clara e objetiva, contendo os itens exigidos em cada tipo de trabalho (vide item 5). Deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), excluindo título e autores, em parágrafo único e espaçamento simples. Não podem ser incluídos gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e subtítulos.
Conteúdo dos resumos:
Trabalho de Pesquisa: Deve conter introdução, objetivos, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusões.
Trabalho de Ensino: Deve conter a descrição do tema central do trabalho, público alvo, justificativa, objetivos e metodologias, resultados e conclusões.
Trabalho de Extensão: Deve conter introdução, objetivos, descrição das principais ações, resultados alcançados até o momento e conclusões.
Importante:
Após digitação do resumo confira todos os dados e, se necessário, proceda às correções antes do lançamento definitivo. Não será realizada qualquer correção após o prazo de inscrição dos trabalhos. O certificado será emitido conforme as informações inseridas no sistema.
A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.
Existem dez revistas na UFV que poderão publicar os melhores trabalhos do SIA desde que estejam dentro do seu escopo. A Comissão Organizadora enviará um ofício para o editor com indicação desse trabalho. Caso a revista tenha interesse em publicá-lo, será enviado um e-mail para o(a) primeiro(a) autor(a) e orientador(a), informando a disponibilidade da revista em publicar o artigo, com o e-mail do editor para contatos.