Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5527

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rodrigo Oliveira Figueiredo
Orientador JOSE AUGUSTO MIRANDA NACIF
Outros membros Lucas Bragança da Silva, Ranieri Welenkens Moura Gusmão
Título ASA: Algoritmos para Redes de Sensores Aquáticas
Resumo A maior parte do planeta Terra é composto por água. Oceanos, rios, lagos são essenciais para a vida neste planeta. O monitoramento desses ambientes ajuda na preservação de ecossistemas, prevenção de desastres ambientais e também no controle de pragas em reservatórios de água doce. O monitoramento de ambientes subaquáticos é realizado com ajuda de redes de sensores subaquáticos. O uso de redes de sensores para o monitoramento desses ambientes tem desafiado pesquisadores a desenvolver dispositivos de rede que sejam de baixo custo e consumo de energia. Estes dispositivos são denominados nós sensores. Nós sensores são dispositivos computacionais autônomos que podem conter de um a vários tipos de sensores. Estes nós possui funções básicas de aquisição e envio de dados dos sensores. Os dados aferidos dos sensores podem ser usados em varias áreas de pesquisa, como em e-limnologia, que é a ciência que estuda a dinâmica biológica de reservatórios de água doce com auxílio de dispositivos eletrônicos.
O HydroNode é um protótipo de nó de sensores que pode ser usado em várias aplicações de redes de sensores subaquáticos. Este nó possui funções de aquisição, armazenamento e envio dos dados dos sensores. Por meio de comunicação a cabo usando protocolo serial é capaz de enviar dados de configuração para o nó e receber os dados dos sensores. Neste trabalho é especificado o hardware do HydroNode, as bibliotecas implementadas para desenvolvimento de um firmware, a descrição dos testes realizados sobre tais bibliotecas e sobre o uso de modems acústicos, além de uma discussão acerca da viabilidade e eficácia no uso de modems acústicos em comunicação subaquática nas redes de sensores como o HydroNode.
Finalmente são apresentados os dois softwares implementados com o intuito de facilitar e automatizar os testes relacionados à comunicação dos modems acústicos SAM-1 desenvolvidos pela Desert Star e das unidades pertinentes à rede de nós sensores. Tais softwares permitiram uma análise sobre o andamento, eficácia e desempenho do projeto Hydronode.
Palavras-chave Redes de Sensores, Hydronode, Modem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,74 segundos.