ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Esporte, saúde e lazer |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
Bolsa | PROEXT |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Tamara Fernandes de Souza |
Orientador | ROGERIO FARIAS DE MELO |
Título | Projeto Badminton |
Resumo | PROEXT – Esporte e lazer na cidade – Badminton O Badminton surgiu na Índia com o nome de Poona e foi renomeado em função da influência inglesa, pois soldados da Inglaterra ao servirem naquele país o levaram para a Europa. Isso aconteceu em torno de 1870 na região de Badminton, o qual ficou caracterizado pela prática da modalidade e por isso o seu próprio nome se tornou referência a ela. Muito praticado na Europa e na Ásia, o Badminton é a segunda modalidade mais jogada no mundo, perdendo apenas para o futebol, o que vem justificando sua prática efetiva no meio escolar. Devido a essa bagagem cultural e histórica e ao fato do esporte ser pouco praticado no Brasil, sendo praticamente ausente em Florestal, o Projeto Badminton surgiu com o objetivo de divulgar a modalidade, proporcionar a sua prática sem focar a competitividade, promover a saúde, oportunizar o lazer e desenvolver as capacidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais dos alunos do ensino fundamental e médio do município. Tendo em vista que o projeto busca a formação integral do aluno, foram desenvolvidas atividades que atendam às suas necessidades. Primeiramente, enfatizando o contexto histórico e o próprio jogo de Badminton, foram realizadas apresentações orais e atividades práticas durante o processo de divulgação da modalidade nas escolas. Num segundo momento, demos início às atividades práticas, já com horários estabelecidos e turmas definidas, atingindo um grande número de alunos matriculados. Os trabalhos começaram com o desenvolvimento de habilidades específicas do Badminton como: rebater a peteca acima da cabeça, laterais do corpo e o saque. Nos primeiros meses a meta foi trabalhar as habilidades em questão, sempre com a intervenção do professor no sentido de facilitar a aquisição das mesmas. A partir desse momento, introduzimos o jogo, porém, com regras adaptadas para facilitar a interação dos alunos e também para que eles pudessem ficar mais motivados em jogar. A melhora dos alunos foi notória do início até o momento. As aulas são ministradas no ginásio da UFV-CAF as terças e quintas no horário vespertino com todo o material gratuito disponível para os alunos e o projeto conta com a orientação do coordenador e do bolsista.Concluímos que o projeto vem alcançando suas metas e cumprindo seus objetivos. |
Palavras-chave | Badminton, lazer, esporte |
Forma de apresentação..... | Painel |