Resumo |
Introdução: Considerado como esporte base, o atletismo tem sido pouco trabalhado nas escolas, sobretudo pela aparente falta de espaço e de recursos para adquirir os equipamentos oficiais. O Projeto de Extensão – PIBEX Oficina de atletismo na escola, colabora no sentido de propor alternativas, que minimizem os problemas encontrados, contribuindo, assim, para grandes melhorias no desenvolvimento motor de seus participantes, desenvolvendo capacidades motoras como a coordenação, o equilíbrio, a velocidade, a agilidade e a lateralidade, além de promover uma vida mais ativa, auxiliando na prevenção de doenças futuras como obesidade, diabetes, dentre outras. Objetivo: Proporcionar atividades esportivas às crianças e adolescentes da cidade de Florestal-MG, no intuito de auxiliar em seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo-social. Descrição das principais ações: O projeto teve início em março de 2015 através de parceria com a Prefeitura de Florestal, com a integração do mesmo nas atividades do Programa Municipal Contra-turno. Participam do projeto 70 crianças de ambos os sexos, na faixa etária dos 6 aos 10 anos, divididas em duas turmas segundo o sexo. As aulas são desenvolvidas na quadra da Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro, com regularidade de duas vezes por semana, para cada turma, e duração de duas horas de aula. As atividades propostas nas aulas são voltadas para a iniciação do atletismo de forma lúdica e respeitando os limites de cada aluno. Para se avaliar a efetividade dos benefícios motores desta modalidade, começamos no final do mês de agosto, e ainda estamos em fase de coleta de dados, a aplicação da Bateria Psicomotora, propostas Rosa Neto (2002). Resultados alcançados até o momento: É notório a aceitação da modalidade pelos participantes do Projeto, fato que demonstra que sua aplicabilidade é possível nas aulas de Educação Física, pois as atividades realizadas no Projeto acontecem na quadra de esportes da escola municipal, com a utilização de materiais existentes na própria instituição. Por outro lado, os resultados iniciais da Bateria Psicomotora demonstram que os participantes do Projeto apresentam bons níveis de coordenação motora para a idade, fato que será confirmado ao final das avaliações. Conclusão: A prática do atletismo nas aulas de Educação Física, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, favorece o desenvolvimento das habilidades motoras básica como correr, caminhar, arremessar, lançar e saltar, que são de fundamental importância no desenvolvimento motor destes escolares, fato que justifica sua incorporação nos conteúdos programáticos da Educação Física escolar. |