Resumo |
INTRODUÇÃO: Hoje em dia nos encontramos em uma era tecnológica, assim, cada vez mais a população vem se desvinculando de atividades físicas. Diante disso, torna-se cada vez mais importante que sejam oferecidas diversas opções, como a prática esportiva. O Projeto de Extensão de Iniciação Esportiva em Esportes Coletivos (IEEC) proporciona especificamente as modalidades Futsal e Voleibol, e atende a diversos públicos (crianças, adolescentes e adultos do município de Florestal-MG). É fundamental avaliar vários aspectos relacionados à qualidade de vida para que se possam obter dados concretos para justificar o ganho que se pode obter com a prática do esporte. OBJETIVO: Propagar a IEEC entre estudantes do ensino fundamental, médio, universitário e comunidade interna e externa do município de Florestal-MG. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: As aulas do projeto acontecem nas instalações do setor de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Durante a execução do projeto são realizadas atividades esportivas para melhorar as habilidades motoras já adquiridas pelos alunos, além de buscar a aquisição de novas habilidades. Pretende-se estimular as capacidades cognitivas e afetivo-sociais, educar os indivíduos sobre a relação positiva entre a prática regular do exercício físico e a melhoria da qualidade de vida. O projeto de IEEC oferece turmas de 25 alunos, para ambos os gêneros, em boas condições de saúde e aptos para a prática de atividades físicas (atestado médico). As aulas ocorrem com a regularidade de duas vezes por semana e duração diária de uma hora. As atividades buscam estimular o desenvolvimento físico, funcional, motor, cognitivo e afetivo-social dos participantes. O desenvolvimento físico ocorre por estimulação da resistência cardiovascular e neuromuscular. O desenvolvimento funcional é realizado pela vivência de atividades que estimulem o aumento da força, resistência, equilíbrio e flexibilidade corporal dos alunos. O desenvolvimento motor é estimulado através de atividades que impliquem lateralidade e coordenação óculo-manual e geral, sendo impostos desafios motores adequados a cada faixa etária. O desenvolvimento cognitivo é estimulado por meio da imposição de situações problema e pela aprendizagem de regras, histórico, conceitos e fatores culturais relacionados às modalidades. Por fim o desenvolvimento social é realizado pela interação dos participantes, contato com as diferenças e pela execução de atividades que exijam cooperação e trabalho em grupo. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: Pode-se notar, por meio de avaliação subjetiva, a evolução na execução dos fundamentos técnicos dos alunos do Voleibol em relação ao início das atividades. O Futsal está em processo de formação de turma, devido ajustes dos horários disponíveis e conflito com as aulas da escola. CONCLUSÃO: Obteve-se um aumento do número de praticantes de exercício físico no Projeto IEEC no município de Florestal-MG no decorrer de sua implantação. |