Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5516

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor João César Gomes
Orientador ROMARIO CARDOSO COSTA
Título Avaliação do nível de aptidão física para a saúde dos alunos da Educação Física Escolar, modalidade futebol, da CEDAF/UFV, de acordo com o PROESP-BR.
Resumo A Educação Física Escolar da CEDAF/UFV tem sido uma alternativa para a prática de atividade física orientada para os alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio federal, modalidade futebol de campo, visando a melhoria da saúde desses praticantes. Com o propósito de investigar o nível de aptidão física para a saúde de 48 alunos na faixa etária dos 15 aos 17 anos de idade, utilizamos os testes do PROESP-BR, por ser um instrumento de apoio ao professor de Educação Física para avaliação dos padrões de crescimento corporal,estado nutricional, aptidão física para a saúde e para o desempenho esportivo em crianças e adolescentes. Apesar do protocolo PROESP-BR preconizar a avaliação através de testes de aptidão física para a saúde e aptidão física para o desempenho esportivo, este estudo procurou investigar a primeira aplicação, porque o objetivo principal das aulas de educação física na CEDAF/UFV é oferecer a oportunidade de os alunos melhorarem seus níveis de saúde. Para a coleta de dados, no início do ano de 2015, foi utilizado como instrumentos a seguinte bateria de teste da aptidão física do PROESP-BR direcionada para a saúde: composição corporal,através do índice de massa corporal (IMC); aptidão cardiorrespiratória,através do teste de corrida/caminhada dos 6 minutos; flexibilidade, através do teste de sentar e alcançar; resistência muscular localizada, através do teste de abdominais em 1 minuto.
Analisando os resultados dos testes podemos afirmar que, segundo a classificação do PROESP-BR, a amostra de 48 alunos dos primeiros, segundos e terceiro anos encontra-se assim classificada: composição corporal, 72,91% na zona de risco à saúde e 27,08% na zona saudável; na aptidão cardiorrespiratória, 58,33% na zona de risco à saúde e 41,66% na zona saudável; na flexibilidade,50,00% na zona de risco à saúde e 50,00% na zona saudável; na resistência muscular localizada, 45,83% na zona de risco à saúde e 54,16% na zona saudável. Nos resultados da aptidão física para a saúde, os piores índices alcançados estão nas variáveis composição corporal e capacidade cardiorrespiratória, o que segundo estudos científicos do PROESP-BR evidenciam níveis elevados de colesterol e hipertensão arterial. O melhor índice encontra-se na resistência muscular localizada. A variável flexibilidade apresenta um equilíbrio, o que pode evidenciar a presença de hiperlordose lombar. Com um planejamento sistemático dirigido para as variáveis que colocam em risco a saúde dos alunos, acreditamos serem passíveis de mudanças.
Palavras-chave testes, aptidão, saúde.
Forma de apresentação..... Painel
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