ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Química teórica e experimental |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Mariana Cristina de Almeida Soares |
Orientador |
LEANDRO JOSE DOS SANTOS |
Outros membros |
INACIO LUDUVICO, JULIANA CRISTINA TRISTAO, POLIANA FLAVIA MAIA |
Título |
Gordura Trans: Aula contextualizada de Química para o 3° ano do Ensino Médio |
Resumo |
Os principais componentes dos óleos e das gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados. Nos insaturados a estereoquímica da dupla ligação pode ser cis ou trans, sendo que a ingestão excessiva principalmente de ácidos graxos trans acarreta malefícios à saúde, devido à alteração dos níveis de colesterol no organismo. Uma das formas de obtenção dos óleos e gorduras com estereoquímica trans é durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, onde ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans. Considerando a importância do tema e da diversidade de conteúdos de Química que podem ser explorados, foi desenvolvida uma aula contextualizada de 50 minutos sobre o tema gorduras trans para ser aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Médio. Foi planejada uma aula contextualizada para despertar um maior interesse na aprendizagem de conteúdos de Química, pois muitos alunos e professores consideram essa estratégia como motivadora no processo de ensino-aprendizado. Os objetivos da aula foram: explorar conceitos e definições sobre óleos e gorduras, relembrar alguns grupos funcionais e geometria de compostos orgânicos, destacar os efeitos do consumo excessivo de gorduras trans, trabalhar com rótulos de alguns alimentos e avaliar a aula e o aprendizado dos alunos por meio de questionários. Inicialmente a aula foi apresentada para a equipe do Pibid-Química da UFV-Campus Florestal (UFV-CAF), esse momento foi importante para fazer algumas alterações sugeridas. Em seguida a aula foi apresentada para uma turma do 3° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Fernando Otávio, cidade de Pará de Minas, onde o Pibid-Química-UFV-CAF desenvolve suas atividades. Foi possível perceber durante a aula que os alunos se mostraram participativos e críticos e por meio da análise dos questionários aplicados antes e após a aula, uma maior compreensão dos mesmos pelo tema. Muitos destacaram, no questionário após a aula, que é interessante relacionar a Química com assuntos do cotidiano. Além disso, foram sugeridos novos temas para aulas, dentre eles a química do sangue e de reações com explosivos. O esperado é que aula contribua para o ensino-aprendizado dos alunos e que além de auxiliá-los nos conteúdos de Química possa também estimular a reflexão e a tomada de decisões como a interpretação de rótulos nutricionais de alimentos. Agradecemos o auxílio financeiro concedido pela CAPES. |
Palavras-chave |
Gordura trans, ácidos graxos trans, contextualização. |
Forma de apresentação..... |
Painel |