Resumo |
INTRODUÇÃO: O projeto de extensão “Iniciação esportiva para a pessoa com deficiência” (PCD’s) oferece a prática de atividade física direcionada a iniciação esportiva em uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal (UFV-CAF) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do munícipio de Florestal-MG. As atividades buscam melhorar os aspectos cognitivos, psicomotores, lúdicos, a inclusão social, e promover a qualidade de vida das pessoas atendidas. OBJETIVO: Proporcionar, às PCD's de Florestal, atividades esportivas que estimulem seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo social. Promover a inclusão social das PCD's, por meio de atividades esportivas. Promover cursos e palestras para formação de pessoal qualificado. Proporcionar aos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da UFV-CAF um ambiente de prática pedagógica. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O projeto atende 20 pessoas, duas aulas por semana, com uma hora de duração. As aulas acontecem no Ginásio Poliesportivo da UFV-CAF, mas também ao ar livre, o que permite um maior convívio e integração social com a comunidade local (piqueniques e caminhadas). As atividades buscam desenvolver capacidades coordenativas, motoras (força, flexibilidade e equilíbrio), além de habilidades sociais como o trabalho em equipe. Foram realizados eventos como a Festa Junina Adaptada, a Festa Caipira Adaptada e atividades promovidas em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e múltipla, como visita ao Shopping, tarde dançante e piquenique no sítio. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: Foi feita uma análise subjetiva em junho de 2015, com as PCD’s, professores da APAE, voluntários e a equipe de trabalho da UFV-CAF, onde os mesmos foram questionados sobre o andamento das aulas. Foram questionados os pontos positivos e negativos das atividades propostas. A partir destes relatos, reuniões do grupo de trabalho acontecem com o intuito de melhorar as atividades oferecidas para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e psicomotoras, além de estabelecimento de estratégias para superação de dificuldades dos alunos. Com base nestes dados, o planejamento das atividades é redirecionado buscando um maior desenvolvimento do potencial de cada um, a fim de enriquecer o acervo motor dos participantes. Nesta análise foi possível verificar a grande aceitação do público atendido e dos professores da Apae, que, em síntese, dizem que "as atividades realizadas no campus estão sendo benéficas; permitem que eles interajam mais com a sociedade e a natureza, além de melhorar a aptidão física". Os alunos tem apresentado grande motivação em vir e participar das atividades propostas. CONCLUSÕES: O retorno do público atendido permitiu aprimorar as atividades oferecidas, desenvolvendo ainda mais a psicomotricidade dos alunos. Houve uma percepção em relação ao aumento da motivação em participar do projeto, tornando-os mais ativos e saudáveis. |