Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5504

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Jennifer Polyana Soares Duarte
Orientador JULIANA DE OLIVEIRA TORRES
Outros membros Isabella Carolina Silva Pereira
Título Projeto de Extensão de Iniciação Esportiva em Esportes Coletivos: Basquetebol e Handebol - Programa Esporte e Lazer na Cidade - PROEXT 2015
Resumo INTRODUÇÃO: O projeto faz parte do Programa Esporte e Lazer na Cidade do PROEXT 2015, que acontece na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal (UFV-CAF) no município de Florestal/MG. O Projeto de extensão de Iniciação Esportiva em Esportes Coletivos está voltado para a prática de atividades físicas e esportivas, que engloba vários aspectos, como saúde, sociais e motores, especificamente nas modalidades Basquetebol e Handebol. Contribui para uma vida mais ativa e assim intervém na redução do sedentarismo e prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. Socializa o indivíduo, o orienta a trabalhar em equipe, a fim de minimizar o individualismo e o conduz para a formação da cidadania. Além disso, busca o desenvolvimento das capacidades físico motoras como força, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação motora, entre outras. OBJETIVO: Promover e disseminar a iniciação esportiva em esportes coletivos entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior, e introduzir os esportes de maneira prazerosa e motivadora. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O projeto teve início em fevereiro de 2015 e foi divulgado nas escolas da cidade. Inicialmente, foram oferecidas duas turmas com 25 vagas para ambos os sexos. As aulas são desenvolvidas na UFV-CAF e na Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro, com periodicidade de duas vezes por semana e duração de uma hora cada aula. As atividades propostas são voltadas para a iniciação esportiva de acordo com o grau de dificuldade de cada aluno. Os alunos participam de jogos amistosos, onde é possível perceber a evolução de cada um. O projeto, como instrumento educacional, visa o desenvolvimento integral, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades e desejos, além de desenvolver competências técnicas, psico-cognitivas e sociais. O projeto relaciona o ensino e a extensão por meio das disciplinas Metodologia do ensino do Handebol e Basquetebol e Práticas Pedagógicas II e pretende desenvolver a pesquisa com o objetivo de avaliar o nível de aptidão física relacionada com a saúde e desempenho esportivo dos alunos, a fim de promover uma vida saudável, minimizando o sedentarismo e doenças que podem ser adquiridas com o tempo. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: Após uma análise subjetiva das ações oferecidas, o projeto tem mostrado influência no dia a dia dos alunos, promovendo iniciação esportiva de maneira saudável. CONCLUSÃO: Os alunos demonstraram uma melhora na coordenação motora, na noção espaço temporal e no trabalho em equipe. Foi possível perceber também que passaram a ser ativos de forma regular, deixando de ser sedentários. Nota-se um progresso contínuo do grupo nas atividades propostas e nos jogos amistosos disputados.
Palavras-chave Iniciação Esportiva, Basquetebol, Handebol
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,67 segundos.