Resumo |
Em algumas Escolas da Educação Básica o ensino dos temas Educação Sexual e Sexualidade é um tabu. No entanto, estes assuntos influenciam na qualidade de vida das pessoas e devem ser apresentados e discutidos com os estudantes, mas poucos profissionais da educação abordam estes temas em sua prática profissional. Os processos de interações sociais influenciam na compreensão e vivência das pessoas, e, atualmente, a tecnologia é uma aliada no desenvolvimento de ações pedagógicas efetivas para a abordagem de temas polêmicos, para algumas Instituições de Ensino, além de ser uma atividade com maior dinamismo e que está presente no dia-a-dia dos estudantes. Os objetivos deste trabalho foram: desenvolver e analisar a eficácia do uso de novas tecnologias no ensino da educação sexual e da sexualidade, em estudantes da Educação Básica. Para isso, foram escolhidas de maneira aleatória, turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual "Fernando Otávio", do município de Pará de Minas, MG. Para cada ano, as turmas foram divididas em 2 grupos: a turma controle e a turma teste, as quais tiveram uma variação nas metodologias de ensino utilizadas para abordar o tema educação sexual e sexualidade: nas turmas controle, a explanação sobre os temas foi de maneira tradicional, e nas turmas testes os temas foram trabalhados utilizando metodologias ativas por meio do uso de dinâmicas de jogos, site interativo, desenvolvido pela equipe, e uso de modelos didáticos. Para análise comparativa do desempenho das turmas controle e teste, foi elaborado e aplicado um questionário antes e depois das atividades. Os resultados obtidos foram: i) os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da turma teste obtiveram melhor desempenho, no questionário, em comparação aos estudantes da turma controle; ii) os estudantes do 3º ano do Ensino Médio não apresentaram diferença entre as turmas controle e a teste; iii) na análise dos questionários 90% dos estudantes acham importante a abordagem dos temas educação sexual e sexualidade na sala de aula, sendo que os professores deveriam utilizar novas metodologias; iv) 100% dos estudantes sugeriram a elaboração de uma dinâmica em que eles pudessem expor suas dúvidas sobre o tema de forma anônima, a fim de evitar constrangimento em sala de aula. Conclui-se que o uso de novas ferramentas didáticas, principalmente as aliadas a tecnologia, contribui para despertar o interesse e melhorar o aprendizado dos estudantes. |