Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5503

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Barbara Alves de Morais
Orientador EDUARDO FRANÇA CASTRO
Outros membros Jaqueline Silva Santos, Lívia Karolinne Antunes da Silva, Luiz Carlos Faria de Sousa
Título Novas tecnologias e o ensino da educação sexual: Projeto Cá Entre Nós
Resumo Em algumas Escolas da Educação Básica o ensino dos temas Educação Sexual e Sexualidade é um tabu. No entanto, estes assuntos influenciam na qualidade de vida das pessoas e devem ser apresentados e discutidos com os estudantes, mas poucos profissionais da educação abordam estes temas em sua prática profissional. Os processos de interações sociais influenciam na compreensão e vivência das pessoas, e, atualmente, a tecnologia é uma aliada no desenvolvimento de ações pedagógicas efetivas para a abordagem de temas polêmicos, para algumas Instituições de Ensino, além de ser uma atividade com maior dinamismo e que está presente no dia-a-dia dos estudantes. Os objetivos deste trabalho foram: desenvolver e analisar a eficácia do uso de novas tecnologias no ensino da educação sexual e da sexualidade, em estudantes da Educação Básica. Para isso, foram escolhidas de maneira aleatória, turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual "Fernando Otávio", do município de Pará de Minas, MG. Para cada ano, as turmas foram divididas em 2 grupos: a turma controle e a turma teste, as quais tiveram uma variação nas metodologias de ensino utilizadas para abordar o tema educação sexual e sexualidade: nas turmas controle, a explanação sobre os temas foi de maneira tradicional, e nas turmas testes os temas foram trabalhados utilizando metodologias ativas por meio do uso de dinâmicas de jogos, site interativo, desenvolvido pela equipe, e uso de modelos didáticos. Para análise comparativa do desempenho das turmas controle e teste, foi elaborado e aplicado um questionário antes e depois das atividades. Os resultados obtidos foram: i) os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da turma teste obtiveram melhor desempenho, no questionário, em comparação aos estudantes da turma controle; ii) os estudantes do 3º ano do Ensino Médio não apresentaram diferença entre as turmas controle e a teste; iii) na análise dos questionários 90% dos estudantes acham importante a abordagem dos temas educação sexual e sexualidade na sala de aula, sendo que os professores deveriam utilizar novas metodologias; iv) 100% dos estudantes sugeriram a elaboração de uma dinâmica em que eles pudessem expor suas dúvidas sobre o tema de forma anônima, a fim de evitar constrangimento em sala de aula. Conclui-se que o uso de novas ferramentas didáticas, principalmente as aliadas a tecnologia, contribui para despertar o interesse e melhorar o aprendizado dos estudantes.
Palavras-chave Educação, Tecnologia, Sexualidade
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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