Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5490

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alan Valdir Saldanha
Orientador LUIS CARLOS GOUVEA
Outros membros ALUIZIO DA COSTA RIBEIRO, Rayana Mayara Rocha Carvalho
Título Fortalecimento da Educação no Campo como Fator de Desenvolvimento Socioeconômico nas Comunidades Rurais de Florestal - MG
Resumo O município de Florestal conta hoje com uma única escola rural ativa, localizada na comunidade rural de Cachoeira de alma, que atende cerca de 29 alunos compreendidos ate a quinta serie. Os demais alunos das comunidades rurais do município são atendidos pelas escolas municipal e estadual localizadas no perímetro urbano da cidade. Os alunos das comunidades rurais utilizam transporte escolar para irem para a escola, em um sistema de nucleação. Compreendendo as necessidades do campo bem como a realidade do trabalho no campo o projeto, ‘Fortalecimento da Educação no Campo como Fator de Desenvolvimento Socioeconômico nas Comunidades Rurais de Florestal-MG’; tem como seu objetivo geral, fortalecer a educação nas áreas rurais estimulando, propondo, desenvolvendo e coordenando projetos específicos, utilizando metodologias voltadas para a especificidade do campo. Envolvendo no processo os agentes de desenvolvimento regional como professores, estudantes e técnicos, tendo em vista compor a formação fornecida nas escolas de nível fundamental e médio existentes no município. Capacitando os estudantes para o mercado de trabalho, ou o ingresso na graduação para posterior entrada no mercado de trabalho, com melhores perspectivas em seus futuros. Gerando assim desenvolvimento socioeconômico fomentado pela missão extensão da Universidade Federal de Viçosa Campus de Florestal. Dentro das propostas de ação pretendidas pelo projeto foram realizados estudos bibliográficos e treinamentos para que o bolsista compreendesse melhor o tema e possuísse o conhecimento para realização das atividades. Foram realizados junto à secretaria de educação do município, diretorias das três escolas existentes no município e com os professores o diagnóstico da educação do município. Com a realização de atividades como palestras, dinâmicas, mostra de imagens, visitas às áreas fora do ambiente escolar, visita ao Campus da UFV florestal, criação de uma horta na escola rural do município; foi possível ter conhecimento da realidade dos 71 alunos das quatro turmas participantes. O levantamento das características gerais do desempenho dos estudantes da zona rural foi feito a partir de reuniões realizadas com a diretoria das escolas e professores. A respeito das ações organizacionais o projeto tem como atividade a realização de reuniões semanais, podendo ser realizadas ate diariamente como ocorreu em algumas semanas. O acompanhamento e avaliação das ações realizadas com os estudantes têm sido feita de modo oral junto aos professores de cada turma e individualmente com os estudantes. Concluí-se que os resultados e impactos alcançados são expressivos, pois possibilitaram mudanças qualitativas no desenvolvimento acadêmico e profissional dos jovens que estão participados do projeto, como destacado por suas professoras ouve aumento na participação, interesse, empenho, disciplina e ate melhoria na realização de atividades desvinculadas do projeto.
Palavras-chave Educação no Campo, Fortalecimento da Agricultura Familiar, Educação Ambiental
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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