Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5487

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Guilherme Pereira Oliveira
Orientador GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI
Outros membros Thaynara Nathalie Carvalho Estevam
Título Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar para ganho de força, através do Levantamento de Peso Olímpico (LPO)
Resumo Tema Central: O projeto foi vinculado e financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Apoio a Projetos de Ensino – PIBEN. Propôs através da Educação Física Escolar (EFE) o ganho de força por meio de movimentos coordenados inerentes ao LPO, utilizando-se das abordagens Escola novista e psicomotricidade. A força é um componente integrante da aptidão física relacionada à saúde, conceituada como a capacidade dos músculos esqueléticos realizarem tensão em função de uma determinada resistência, em uma determinada velocidade; sendo assim uma capacidade física imprescindível para a manutenção ou aprimoramento da capacidade funcional do corpo humano. Público Alvo: Estudantes do ensino médio (EM) da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF). Justificativa: Diante do reconhecimento da importância da força no contexto da saúde, notou-se que o ambiente escolar deve e pode oferecer através da Educação Física, exercícios que contribuam para melhora deste componente, possibilitando aos estudantes capacidades coordenativas que se perdurem para toda a vida, devido à aprendizagem correta do levantamento de cargas. Objetivos: Estimular a melhora da força e das capacidades coordenativas dos estudantes através da Educação física escolar, contribuindo para uma execução correta de movimento no carregamento de cargas sem comprometimento da coluna vertebral. Metodologia: Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CAAE 37866914.9.0000.5153. O estudo foi desenvolvido nas aulas de EFE da CEDAF, com estudantes do 1°, 2° e 3° anos do EM. Divididos aleatoriamente em grupos Experimental (EX) e Controle (CO), foram avaliados quanto à composição corporal, força dorsal (FD), força de membros inferiores (FMMI) e coordenação; Com equipamentos específicos para cada teste. Os estudantes do grupo EX após a avaliação, receberam a intervenção nas aulas de EFE com treinamento de exercícios de força e coordenação durante 8 semanas, enquanto o grupo CO praticou EFE somente. Após as oito semanas os indivíduos foram reavaliados. Resultados: Em relação ao ganho de FMMI observou-se uma tendência ao aumento e diminuição para os grupos EX e CO, respectivamente, apesar de que estatisticamente não houve diferença significativa neste quesito, em relação a coordenação, o grupo EX demonstrou melhora no padrão de movimento, enquanto o grupo CO tendeu a manter um padrão descoordenado no levantamento de carga. Conclusão: Concluímos que a pesquisa tenha sido muito relevante para área de ensino, principalmente para área escolar, o ganho de FMMI dos estudantes mesmo que não tenha mostrado diferença estatisticamente, tendeu a aumentar juntamente com a observação da melhora do padrão de movimento para o grupo experimental, favorável aos objetivos do projeto, o que possibilita fazermos uma inferência sobre o ganho de foça e a aplicação no levantamento de cargas.
Palavras-chave Força, Saúde, Ensino
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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