Resumo |
Tema Central: O projeto foi vinculado e financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Apoio a Projetos de Ensino – PIBEN. Propôs através da Educação Física Escolar (EFE) o ganho de força por meio de movimentos coordenados inerentes ao LPO, utilizando-se das abordagens Escola novista e psicomotricidade. A força é um componente integrante da aptidão física relacionada à saúde, conceituada como a capacidade dos músculos esqueléticos realizarem tensão em função de uma determinada resistência, em uma determinada velocidade; sendo assim uma capacidade física imprescindível para a manutenção ou aprimoramento da capacidade funcional do corpo humano. Público Alvo: Estudantes do ensino médio (EM) da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF). Justificativa: Diante do reconhecimento da importância da força no contexto da saúde, notou-se que o ambiente escolar deve e pode oferecer através da Educação Física, exercícios que contribuam para melhora deste componente, possibilitando aos estudantes capacidades coordenativas que se perdurem para toda a vida, devido à aprendizagem correta do levantamento de cargas. Objetivos: Estimular a melhora da força e das capacidades coordenativas dos estudantes através da Educação física escolar, contribuindo para uma execução correta de movimento no carregamento de cargas sem comprometimento da coluna vertebral. Metodologia: Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, CAAE 37866914.9.0000.5153. O estudo foi desenvolvido nas aulas de EFE da CEDAF, com estudantes do 1°, 2° e 3° anos do EM. Divididos aleatoriamente em grupos Experimental (EX) e Controle (CO), foram avaliados quanto à composição corporal, força dorsal (FD), força de membros inferiores (FMMI) e coordenação; Com equipamentos específicos para cada teste. Os estudantes do grupo EX após a avaliação, receberam a intervenção nas aulas de EFE com treinamento de exercícios de força e coordenação durante 8 semanas, enquanto o grupo CO praticou EFE somente. Após as oito semanas os indivíduos foram reavaliados. Resultados: Em relação ao ganho de FMMI observou-se uma tendência ao aumento e diminuição para os grupos EX e CO, respectivamente, apesar de que estatisticamente não houve diferença significativa neste quesito, em relação a coordenação, o grupo EX demonstrou melhora no padrão de movimento, enquanto o grupo CO tendeu a manter um padrão descoordenado no levantamento de carga. Conclusão: Concluímos que a pesquisa tenha sido muito relevante para área de ensino, principalmente para área escolar, o ganho de FMMI dos estudantes mesmo que não tenha mostrado diferença estatisticamente, tendeu a aumentar juntamente com a observação da melhora do padrão de movimento para o grupo experimental, favorável aos objetivos do projeto, o que possibilita fazermos uma inferência sobre o ganho de foça e a aplicação no levantamento de cargas. |