Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5473

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lorean Rafael Guimarães Costa
Orientador EDUARDO FRANÇA CASTRO
Outros membros GILIANE APARECIDA DOS SANTOS BIBIANO, WESLLEY RODRIGUES PEREIRA
Título “Uso de Blog e Quiz”: Um novo olhar para o ensino/aprendizado sobre a biologia do desenvolvimento.
Resumo O aumento do uso das tecnologias trouxe para o ambiente educacional diversos fatores que podem interferir no processo ensino/aprendizagem. Esta nova realidade força o educador a ter um novo olhar para o ensino e a sua prática profissional, uma vez que ele deve integrar a tecnologia no ambiente educacional. O uso do BLOG, como instrumento de ensino/aprendizagem, além de despertar o interesse do aluno pode ajudá-lo a usar de forma mais cuidadosa e seletiva as ferramentas de informações disponibilizadas na internet. É um instrumento de fácil acesso, que permite a visualização de imagens e vídeos, que contribuem para aumentar o interesse dos estudantes. Já o QUIZ é uma ferramenta útil para o educador, pois torna a sala de aula mais atrativa e facilita na identificação de lacunas no conhecimento dos estudantes, melhorando seu rendimento. Este pode ser utilizado de várias formas: i) na introdução de um assunto, onde o docente e os estudantes trabalham em conjunto para responder as questões; ii) ser uma atividade avaliativa ou de atualização do conhecimento; iii) ser um jogo que classifica o desempenho dos estudantes ou equipe, estimulando maior envolvimento e comprometimento destes com as atividades propostas. Os objetivos deste trabalho foram elaborar e avaliar o uso de um BLOG (Embrioblog) e um QUIZ (jogo embriológico virtual – Embriologin), para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem sobre a biologia do desenvolvimento. Foram utilizadas duas turmas de estudantes do primeiro ano do ensino médio: a) Grupo Controle (GC), na qual foi ministrada uma aula tradicional com uso de datashow e quadro negro; b) Grupo Teste (GT), nesta foram utilizadas ferramentas tecnológicas virtuais como o BLOG e o QUIZ. Para avaliação dos resultados foi desenvolvido um questionário, sendo este aplicado antes e depois das aulas em cada grupo. Os resultados obtidos foram: a) Organização e uso do EMBRIOBLOG e EMBRIOLOGIN pelos estudantes do GT. O EMBRIOBLOG foi usado como instrumento de observação, visualização de imagens e visita online a um museu virtual e obtenção das respostas corretas para o EMBRIOLOGIN; b) no grupo GC obtivemos a seguinte alteração das médias de acertos pelos estudantes, antes e depois da aula: 13% para 63%. No grupo GT esta média foi de de 27% para 56%; c) observou-se que o uso do EMBRIOBLOG levou maior interesse e desempenho dos estudantes e que o EMBRIOLOGIN é um auxiliar na prática docente, por exemplo até para a aplicação de um exame online com possibilidade de feedback. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados na aplicação desse tipo de instrumento de ensino, pois foi notável que há uma certa dispersão dos estudantes por estarem em um ambiente diferente da sala de aula e com acesso a internet. Concluímos que há necessidade de aplicação das ferramentas criadas (EMBRIOBLOG e EMBRIOLOGIN) em mais turmas da Educação Básica e que o uso da tecnologia, desde que utilizada de maneira correta, pode ser uma aliada no processo ensino/aprendizado.
Palavras-chave recurso didático, tecnologia, biologia do desenvolvimento
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.