Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5468

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV, UFV
Primeiro autor Mayra Cristina da Silva Costa
Orientador MARINA ASSIS FONSECA
Outros membros Bernardo Jefferson de Oliveira, GERMANO CARNEIRO DA COSTA
Título Jogos de controvérsias sociocientíficas
Resumo O projeto busca incrementar o uso de jogos como estratégia para o envolvimento ativo e crítico da comunidade estudantil da região metropolitana de Belo Horizonte na discussão de temas sociocientíficos, especialmente de interesse local, e elevar o nível de alfabetização científica funcional dos envolvidos. As ações iniciais foram de pesquisa e preparação de um tema inédito de jogo, cujo modelo, segue o padrão dos demais disponíveis no site playdecide.com. O novo tema (Parto natural, parto normal e cesariana) foi escolhido por ser muito pertinente à realidade brasileira, por sua atualidade, relevância social e aspecto controverso, os quais geram questionamentos de caráter moral e ético, além de ser pertinente ao campo da biologia. O tema foi discutido em reuniões periódicas e com profissionais da área médica, que auxiliaram na elaboração e revisão do jogo. Paralelamente a estas ações, realizamos a revisão bibliográfica e buscamos conhecimento em exposições e congressos, como a exposição "Sentidos do Nascer" e o "Congresso Online de Nascimento Natural e Humanizado – Nascer Melhor". O jogo foi, então, elaborado a partir de tópicos relacionados pelos profissionais da área de saúde, da revisão da literatura, com o apoio dos colaboradores que organizaram a exposição Sentidos do Nascer. Questionários diagnósticos e de opinião sobre a jogabilidade foram construídos para análise dos jogos, com vistas a identificar a capacidade de promover competências de contextualização sociocultural dos estudantes envolvidos, para diagnóstico do nível de conhecimento prévio em relação ao tema parto e com vistas a promover melhorias no jogo. Os questionários também buscam identificar as opiniões dos alunos sobre os tipos de partos, como nasceram, se ocorreram mudanças de posicionamento quanto à escolha do parto pelos estudantes após a aplicação dos jogos e se houve influencia do gênero nas novas escolhas. O jogo criado será testado em oito turma de ensino médio da Escola Estadual Helena Guerra. Os estudantes terão a oportunidade de discutir sobre o tema e serão avaliados o envolvimento, o nível de conhecimento dos temas e as habilidades de argumentação e de decisão política em torno de controvérsias sociocientíficas. Um estudo piloto (feito com uma turma) indica que os jogos estão adequados ao público proposto (estudantes de 15 a 18 anos) e que o mesmo acrescenta informações relevantes sobre o tema. Além disso, tal estudo indicou adequação da didática do jogo aos seus propósitos. Com o estudo completo, buscaremos sugestões de possíveis alterações, tanto nas regras e maneira de jogar, como sugestões de novos temas. Os resultados preliminares indicam que jogos podem constituir-se estratégias eficazes para fomentar debates públicos acerca de temas sociocientíficos e incrementar os níveis de alfabetização científica funcional da população.
Palavras-chave Jogos, controvérsias sociocientíficas, alfabetização científica.
Forma de apresentação..... Painel
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