Resumo |
O projeto busca incrementar o uso de jogos como estratégia para o envolvimento ativo e crítico da comunidade estudantil da região metropolitana de Belo Horizonte na discussão de temas sociocientíficos, especialmente de interesse local, e elevar o nível de alfabetização científica funcional dos envolvidos. As ações iniciais foram de pesquisa e preparação de um tema inédito de jogo, cujo modelo, segue o padrão dos demais disponíveis no site playdecide.com. O novo tema (Parto natural, parto normal e cesariana) foi escolhido por ser muito pertinente à realidade brasileira, por sua atualidade, relevância social e aspecto controverso, os quais geram questionamentos de caráter moral e ético, além de ser pertinente ao campo da biologia. O tema foi discutido em reuniões periódicas e com profissionais da área médica, que auxiliaram na elaboração e revisão do jogo. Paralelamente a estas ações, realizamos a revisão bibliográfica e buscamos conhecimento em exposições e congressos, como a exposição "Sentidos do Nascer" e o "Congresso Online de Nascimento Natural e Humanizado – Nascer Melhor". O jogo foi, então, elaborado a partir de tópicos relacionados pelos profissionais da área de saúde, da revisão da literatura, com o apoio dos colaboradores que organizaram a exposição Sentidos do Nascer. Questionários diagnósticos e de opinião sobre a jogabilidade foram construídos para análise dos jogos, com vistas a identificar a capacidade de promover competências de contextualização sociocultural dos estudantes envolvidos, para diagnóstico do nível de conhecimento prévio em relação ao tema parto e com vistas a promover melhorias no jogo. Os questionários também buscam identificar as opiniões dos alunos sobre os tipos de partos, como nasceram, se ocorreram mudanças de posicionamento quanto à escolha do parto pelos estudantes após a aplicação dos jogos e se houve influencia do gênero nas novas escolhas. O jogo criado será testado em oito turma de ensino médio da Escola Estadual Helena Guerra. Os estudantes terão a oportunidade de discutir sobre o tema e serão avaliados o envolvimento, o nível de conhecimento dos temas e as habilidades de argumentação e de decisão política em torno de controvérsias sociocientíficas. Um estudo piloto (feito com uma turma) indica que os jogos estão adequados ao público proposto (estudantes de 15 a 18 anos) e que o mesmo acrescenta informações relevantes sobre o tema. Além disso, tal estudo indicou adequação da didática do jogo aos seus propósitos. Com o estudo completo, buscaremos sugestões de possíveis alterações, tanto nas regras e maneira de jogar, como sugestões de novos temas. Os resultados preliminares indicam que jogos podem constituir-se estratégias eficazes para fomentar debates públicos acerca de temas sociocientíficos e incrementar os níveis de alfabetização científica funcional da população. |