Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5463

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Isabella Carolina Silva Pereira
Orientador JULIANA DE OLIVEIRA TORRES
Outros membros Francielle Marques Rezende Assunção, Jennifer Polyana Soares Duarte, Michele Aparecida Almeida
Título Projeto De Extensão Saúde e Qualidade De Vida Para Pessoa Com Deficiência - PIBEX 2015
Resumo INTRODUÇÃO: Este projeto de extensão foi implantado em 2013, com o intuito de proporcionar a prática de Educação Física Adaptada (EFA) para a Pessoa com Deficiência (PCD) em uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV-CAF) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Florestal-MG. Por meio dessas práticas ocorre a inclusão e integração social, o desenvolvimento cognitivo e psicomotor e a promoção da saúde e qualidade de vida. OBJETIVOS: Proporcionar às PCD´s do município de Florestal, atividades que estimulem seu desenvolvimento psicomotor e cognitivo. Promover a inclusão e integração social para PCD´s, por meio da EFA no Campus e no município, além de proporcionar saúde e qualidade de vida. Promover cursos e palestras para conscientização da comunidade interna e externa sobre deficiência, psicomotricidade e inclusão social. Proporcionar aos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da UFV-CAF um ambiente de prática pedagógica. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O projeto atende aproximadamente 15 alunos. A turma atendida possui um acervo psicomotor e cognitivo mais comprometido. São realizadas duas aulas semanais, com duração de uma hora, contendo atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos participantes. As aulas de EFA acontecem no Ginásio Poliesportivo da UFV-CAF, e eventualmente acontecem em locais diferenciados, escolhidos em conjunto com a APAE. Essas diversidades de locais para a realização das atividades proporcionam às PCD’s a oportunidade de uma maior convivência e integração social com a comunidade local, e vice-versa, auxiliando assim na promoção da inclusão social. O desenvolvimento cognitivo e psicomotor está sendo desenvolvido por meio de atividades que trabalham a cultura corporal de movimento das PCD’s. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: A avaliação dos resultados foi feita por meio de uma análise subjetiva em uma roda de conversa do grupo de trabalho com as PCD’s, professores da APAE e voluntários, onde os mesmos foram questionados sobre o andamento das aulas. Foram relatados os pontos positivos e negativos das atividades propostas. A partir destes relatos e por reuniões do grupo de trabalho, está sendo analisado o desenvolvimento das habilidades cognitivas e psicomotoras, além das dificuldades que os indivíduos possuem em executá-las. Com base nestes dados, o planejamento das atividades é redirecionado buscando um maior desenvolvimento do potencial de cada um, com intuito de enriquecer o acervo motor dos participantes por meio de atividades lúdicas. CONCLUSÕES: É possível perceber que através do projeto de extensão as PCD’s têm evoluído no desenvolvimento psicomotor e na sociabilidade. Assim, os participantes vêm demonstrando envolvimento cada vez maior, tornando-os mais ativos no dia-a-dia alcançando uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave Educação Física Adaptada, Pessoa com Deficiência, Qualidade de Vida
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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