Resumo |
INTRODUÇÃO: Este projeto de extensão foi implantado em 2013, com o intuito de proporcionar a prática de Educação Física Adaptada (EFA) para a Pessoa com Deficiência (PCD) em uma parceria entre a Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV-CAF) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Florestal-MG. Por meio dessas práticas ocorre a inclusão e integração social, o desenvolvimento cognitivo e psicomotor e a promoção da saúde e qualidade de vida. OBJETIVOS: Proporcionar às PCD´s do município de Florestal, atividades que estimulem seu desenvolvimento psicomotor e cognitivo. Promover a inclusão e integração social para PCD´s, por meio da EFA no Campus e no município, além de proporcionar saúde e qualidade de vida. Promover cursos e palestras para conscientização da comunidade interna e externa sobre deficiência, psicomotricidade e inclusão social. Proporcionar aos acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da UFV-CAF um ambiente de prática pedagógica. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O projeto atende aproximadamente 15 alunos. A turma atendida possui um acervo psicomotor e cognitivo mais comprometido. São realizadas duas aulas semanais, com duração de uma hora, contendo atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos participantes. As aulas de EFA acontecem no Ginásio Poliesportivo da UFV-CAF, e eventualmente acontecem em locais diferenciados, escolhidos em conjunto com a APAE. Essas diversidades de locais para a realização das atividades proporcionam às PCD’s a oportunidade de uma maior convivência e integração social com a comunidade local, e vice-versa, auxiliando assim na promoção da inclusão social. O desenvolvimento cognitivo e psicomotor está sendo desenvolvido por meio de atividades que trabalham a cultura corporal de movimento das PCD’s. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: A avaliação dos resultados foi feita por meio de uma análise subjetiva em uma roda de conversa do grupo de trabalho com as PCD’s, professores da APAE e voluntários, onde os mesmos foram questionados sobre o andamento das aulas. Foram relatados os pontos positivos e negativos das atividades propostas. A partir destes relatos e por reuniões do grupo de trabalho, está sendo analisado o desenvolvimento das habilidades cognitivas e psicomotoras, além das dificuldades que os indivíduos possuem em executá-las. Com base nestes dados, o planejamento das atividades é redirecionado buscando um maior desenvolvimento do potencial de cada um, com intuito de enriquecer o acervo motor dos participantes por meio de atividades lúdicas. CONCLUSÕES: É possível perceber que através do projeto de extensão as PCD’s têm evoluído no desenvolvimento psicomotor e na sociabilidade. Assim, os participantes vêm demonstrando envolvimento cada vez maior, tornando-os mais ativos no dia-a-dia alcançando uma melhor qualidade de vida. |