Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5462

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Fluidos e fenômenos de transporte
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Bárbara Andrade Ferreira
Orientador FABIO TAKAHASHI
Outros membros Bianca Marise Pereira e Silveira, VANELLE MARIA DA SILVA
Título Desenvolvimento de módulos didáticos para disciplina EAF388 – Laboratório de Fenômenos de Transporte
Resumo A disciplina EAF 388 – Laboratório de Fenômenos de transporte é ofertada anualmente para os alunos do sexto período do curso de engenharia de alimentos da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Esta disciplina é de fundamental importância, pois proporciona aos alunos uma visão prática de conceitos teóricos vistos nas disciplinas de Mecânica dos Fluidos e Transferência de calor e massa. Os materiais didáticos são fontes de orientação para o desenvolvimento das aulas e contribuem para estabelecer a relação entre o conteúdo, professor e o aluno. A disciplina EAF388 já foi ministrada três vezes, mas enfrenta grandes problemas devido à falta de materiais e equipamentos. Recentemente, foi adquirido um módulo didático de bombas para a realização de aulas experimentais na disciplina EAF 488 - Laboratório de Operações Unitárias. Este módulo permite a visualização do bombeamento de fluidos em série e em paralelo, consumo de energia do processo, além da visualização de medidores de vazão e de pressão. O módulo é composto por duas bombas e tubulações que utilizam conexões rosqueadas. Deste modo, novas tubulações e acessórios podem ser acoplados no módulo atual proporcionando um maior aproveitamento do mesmo com a adaptação para novos experimentos. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi adaptar o atual módulo didático para realizar novos experimentos relacionados ao escoamento de fluidos, que permita a visualização de perda de carga em tubulações e acessórios. Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas atividades como: cálculo da perda de carga no módulo de bombas; desenvolvimento da adaptação do módulo didático para visualização da perda de carga em tubulações e acessórios; desenvolvimento do painel com mangueiras para a visualização da perda de pressão (perda de carga) na tubulação e no acessório utilizado (joelho); levantamento, orçamento e compra de materiais necessários para o desenvolvimento desta adaptação; e desenvolvimento de roteiros de aulas práticas. Por meio destas atividades realizadas, foi possível concluir o desenvolvimento da adaptação do módulo didático para a visualização da perda de carga, que proporcionará um melhor processo de aprendizagem para os alunos do curso.
Palavras-chave perda de carga, fluidos, fenômenos de transporte
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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