ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Química teórica e experimental |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Fabiana Carla Lopes Santos |
Orientador |
LEANDRO JOSE DOS SANTOS |
Outros membros |
INACIO LUDUVICO, JULIANA CRISTINA TRISTAO, POLIANA FLAVIA MAIA |
Título |
Lince Química: De olho na Química |
Resumo |
A Química é considerada como uma das disciplinas mais difíceis de compreensão pelos alunos do Ensino Médio. Considerando a realidade atual da educação brasileira, a dificuldade na compreensão dos conteúdos acabam sendo agravadas pela falta de interesse de muitos alunos do Ensino Médio. Mediante os desafios em despertar o interesse dos alunos e consequentemente favorecer o ensino-aprendizado de um conteúdo de Química muitos pesquisadores desenvolvem novos jogos didáticos ou sugerem a utilização dos mesmos em sala de aula. Essa estratégia pode ser uma eficiente ferramenta para auxiliar os professores nesse processo de ensino-aprendizagem, uma vez que as utilizações de jogos podem despertar uma motivação no aluno e ajudá-lo na aprendizagem de um conteúdo de Química considerado difícil. Neste contexto foi planejado um jogo didático para os alunos do 3° ano do Ensino Médio, que envolve conceitos relacionados à Química Orgânica, mais especificamente, nomenclatura de estruturas orgânicas. Além disso, no jogo são exploradas algumas curiosidades, utilidades ou propriedades de substâncias orgânicas, visando favorecer a associação da Química com o o cotidiano do aluno. O jogo contém um tabuleiro com a nomenclatura de 52 substâncias orgânicas e 52 cartas com as respectivas estruturas. O indicado é que o jogo seja desenvolvido em duplas com no máximo 8 alunos no total. No início do jogo as cartas são distribuídas e os alunos tem que agrupar corretamente a carta contendo a estrutura da substância orgânica com a nomenclatura da mesma no tabuleiro. Ganha quem ao final de duas rodadas conseguir correlacionar mais substâncias orgânicas com seus respectivos nomes. A proposta do jogo já foi apresentada e revisada para a equipe do Pibid-Química do Campus UFV-CAF e posteriormente será aplicada para turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Fernando Otávio em Pará de Minas. O jogo é um material que poderá ser utilizado pelos professores no planejamento didático da disciplina de Química Orgânica para avaliar conteúdos já desenvolvidos, revisar, exercitar e/ou sintetizar conceitos de nomenclatura e grupos funcionais de substâncias orgânicas. O esperado é que o jogo proporcione um aprendizado de forma divertida, induzindo ao raciocínio e reflexão dos alunos e que os mesmos passem a ter um maior entendimento sobre as funções e nomenclaturas de algumas classes de compostos orgânicos e fiquem mais motivados quanto a aprendizagem dos conteúdos de Química. Agradecemos o apoio financeiro concedido pela CAPES. |
Palavras-chave |
Jogo didático, Ensino, Química. |
Forma de apresentação..... |
Painel, Oral |