Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5461

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química teórica e experimental
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Fabiana Carla Lopes Santos
Orientador LEANDRO JOSE DOS SANTOS
Outros membros INACIO LUDUVICO, JULIANA CRISTINA TRISTAO, POLIANA FLAVIA MAIA
Título Lince Química: De olho na Química
Resumo A Química é considerada como uma das disciplinas mais difíceis de compreensão pelos alunos do Ensino Médio. Considerando a realidade atual da educação brasileira, a dificuldade na compreensão dos conteúdos acabam sendo agravadas pela falta de interesse de muitos alunos do Ensino Médio. Mediante os desafios em despertar o interesse dos alunos e consequentemente favorecer o ensino-aprendizado de um conteúdo de Química muitos pesquisadores desenvolvem novos jogos didáticos ou sugerem a utilização dos mesmos em sala de aula. Essa estratégia pode ser uma eficiente ferramenta para auxiliar os professores nesse processo de ensino-aprendizagem, uma vez que as utilizações de jogos podem despertar uma motivação no aluno e ajudá-lo na aprendizagem de um conteúdo de Química considerado difícil. Neste contexto foi planejado um jogo didático para os alunos do 3° ano do Ensino Médio, que envolve conceitos relacionados à Química Orgânica, mais especificamente, nomenclatura de estruturas orgânicas. Além disso, no jogo são exploradas algumas curiosidades, utilidades ou propriedades de substâncias orgânicas, visando favorecer a associação da Química com o o cotidiano do aluno. O jogo contém um tabuleiro com a nomenclatura de 52 substâncias orgânicas e 52 cartas com as respectivas estruturas. O indicado é que o jogo seja desenvolvido em duplas com no máximo 8 alunos no total. No início do jogo as cartas são distribuídas e os alunos tem que agrupar corretamente a carta contendo a estrutura da substância orgânica com a nomenclatura da mesma no tabuleiro. Ganha quem ao final de duas rodadas conseguir correlacionar mais substâncias orgânicas com seus respectivos nomes. A proposta do jogo já foi apresentada e revisada para a equipe do Pibid-Química do Campus UFV-CAF e posteriormente será aplicada para turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Fernando Otávio em Pará de Minas. O jogo é um material que poderá ser utilizado pelos professores no planejamento didático da disciplina de Química Orgânica para avaliar conteúdos já desenvolvidos, revisar, exercitar e/ou sintetizar conceitos de nomenclatura e grupos funcionais de substâncias orgânicas. O esperado é que o jogo proporcione um aprendizado de forma divertida, induzindo ao raciocínio e reflexão dos alunos e que os mesmos passem a ter um maior entendimento sobre as funções e nomenclaturas de algumas classes de compostos orgânicos e fiquem mais motivados quanto a aprendizagem dos conteúdos de Química. Agradecemos o apoio financeiro concedido pela CAPES.
Palavras-chave Jogo didático, Ensino, Química.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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