Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5458

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Alan Custodio dos Reis Souza
Orientador ROBSON LUIZ SANTOS
Título Desenvolvimento de Aeronaves para a Categoria Regular das Competições SAE Brasil Aerodesign 2014 e 2015
Resumo Neste trabalho foram realizadas atividades voltadas ao projeto e confecção de uma aeronave rádio controlada para participar na classe regular da competição estudantil SAE Brasil AeroDesign 2015 que acontecerá no final de outubro deste ano em São José dos Campos/SP. A aeronave deve ser construída a partir de uma série de restrições impostas pela competição, da forma que cabe aos membros da equipe construir uma aeronave com a maior eficiência possível. Os objetivos principais do meu trabalho na equipe foram a realização do projeto, confecção das plantas e a análise estrutural dos componentes da aeronave utilizando simulações computacionais. Os resultados são anexados a um relatório contendo todas as informações sobre o processo de concepção da aeronave, que é enviado para a SAE antes do início da competição para que seja avaliado. Para a construção das plantas da aeronave primeiramente foi desenhado todos os seus componentes em um programa de computador chamado SolidWorks. Assim cada componente foi projetado e adaptado para que se ajustasse as nossas necessidades e que contribuísse para maximizar a eficiência da nossa aeronave. A análise estrutural foi realizada por simulações computacionais utilizando o método de elementos finitos, que é uma forma de resolução numérica de equações diferenciais parciais voltadas a fluidos e resistência dos materiais. Para essa análise foi utilizado o programa de computador Ansys. Utilizando os recursos computacionais fornecidos pelo SolidWorks foi possível encontrar a melhor configuração para os componentes da aeronave visando a facilidade de construção e a maximização da eficiência. Os dados extraídos do Ansys nos permitiram analisar quais os componentes da aeronave sofriam os maiores esforços durante o voo e que quais seriam as melhores configurações para que a dissipação de tensão gerada por esses esforços fosse minimizada para que nenhum componente sofresse deformações definitivas em condições extremas de voo. A experiência adquirida no decorrer de toda a iniciação científica foi de grande valia para o crescimento individual e da equipe. O projeto mostrou-se desafiador e proporcionou avanço em minha formação e no desenvolvimento de um pensamento científico. A pesquisa com o método de elementos finitos e com a modelagem 3D da aeronave se mostraram positivas, com obtenção de resultados que atenderam aos objetivos propostos inicialmente.
Palavras-chave Aeronave, Análise estrutural, Aerodinâmica
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,62 segundos.