Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5455

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Wesley Souza Reis
Orientador LUCIO PACCORI LIMA
Título Resolução de problemas de otimização para o ensino médio
Resumo A aplicação da programação linear, em si ocorre na condição que se decide para atingir um objetivo. Este, por sua vez, é resultante da alocação ótima dos recursos. Onde a programação linear procura a melhor solução para um determinado problema, têm-se seu maior uso hoje em dia em indústrias e comércio. Nos quais a utilizam, para determinar como maximizar seu lucro ou minimizar seu gasto
O projeto em resolução de problemas de otimização para o ensino médio, busca tornar a matemática mais interessante e de fácil interpretação através de métodos: gráficos e simplex. Com conteúdo estudado surge a procura de melhorar o ensino e aprendizagem do aluno. O uso de problemas do cotidiano que envolvem otimização em sua resolução, quais possuem inúmeras soluções são possíveis, contribuem para interesse do mesmo no assunto.
A nossa proposta de atividades foi significativa, uma vez que proporcionou ao aluno uma construção de conhecimentos na área de programação Linear.
Além disso, foram estudadas e abordadas no projeto, algumas aplicações da otimização, e feitos diversos exercícios para melhor entendimento e fixação de todo o conteúdo.
Foram aplicadas duas atividades aos alunos de segundo ano médio da CEDAF_UFV no dia dois de novembro de 2015 das 07:00 as 07:50 horas. Pudemos constatar grande interesse dos alunos, quais fizeram perguntas, os mesmos que relataram que alguns problemas que aviam estudado ao longo dos anos faziam sentido resolvendo com inequações do primeiro grau.
A experiência de resolução de problemas de otimização para o ensino médio foi muito proveitosa tanto para aluno, orientando e professor, pois ele possibilitou a efetiva participação dos alunos na construção de seus próprios conhecimentos, foi verificado maior autonomia, liberdade de criatividade e principalmente cooperação entre eles na resolução dos problemas
Acreditamos que as duas oportunidades que os alunos tiveram foi positivo pois inicialmente chegaram na solução praticamente sozinhos, na segunda etapa vindo como pode ser resolvido pelo método gráfico ficaram mais motivados, e no final dessa atividade uma satisfação geral dos alunos participantes, pois eles mostraram interesse em continuar estudando o assunto.
Com fim do nosso trabalho conseguimos adquirir e abrir a mente pra mais conhecimentos sobre otimização adquirindo uma visão mais ampla sobre a matemática, além de esclarecer os métodos matemáticos possíveis para aplicação no ensino médio.
Também acreditamos que despertamos no professores a repetição e dever de buscar seu auto - aperfeiçoamento, e estas mudanças de atitudes trarão reflexos positivos no processo e aprendizagem e todos os envolvidos serão beneficiados.
Palavras-chave otimizção, matematica aplicada, programaçao linear
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.