ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Esporte, saúde e lazer |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Bruno Almeida Pereira |
Orientador | ROMARIO CARDOSO COSTA |
Título | “Crack” só se for de bola! |
Resumo | Registrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV e criado em 1996, este projeto oferece aos filhos dos servidores do Campus/Florestal e à comunidade florestalense, na faixa etária dos 6 aos 12 anos de idade, a oportunidade de vivenciar a prática orientada do futebol, sustentada na proposta pedagógica da Escola da Bola/IEU. São objetivos do projeto, propiciar aos alunos a oportunidade da prática do futebol adequada às suas condições biopsicofisiológicas; oportunizar a vivência do futebol com dimensões de campo de jogo, baliza de gol e peso de bola adaptadas, respeitando a realidade das faixas etárias dos praticantes; adequar a proposta pedagógica à fase universal (6 a 12 anos) segundo sistema de formação esportiva (Greco, 1995); vivenciar atividades através dos pilares da Escola da Bola/IEU, estimulando o desenvolvimento do repertório motor e da capacidade de jogo; propiciar aos alunos a oportunidade de vivenciar o jogo na sua forma real. A proposta pedagógica-metodológica, pilares da Escola da Bola/IEU, se compõe de dois momentos que decorrem de forma paralela e em permanente interação e dependência: da aprendizagem motora ao treinamento técnico e do desenvolvimento da capacidade de jogo ao treinamento tático. O primeiro momento com dois conteúdos: o ensino-aprendizagem-treinamento (EAT) das capacidades coordenativas e das habilidades. O segundo momento, com três conteúdos desenvolvendo a inteligência tática através dos jogos situacionais, do método cognitivo situacional e dos jogos para o desenvolvimento da inteligência tática e criatividade (JDITC). As aulas/treinamentos acontecem aos sábados pela manhã. O princípio que orienta o EAT relaciona-se e apóia-se nas teorias cognitivas, particularmente nos princípios da teoria cognitivista e da modularidade e é centrada na recuperação da cultura do jogo na rua, na várzea, na praia, na escola, ou em quaisquer lugares de encontro de crianças e jovens. O principal resultado é o brincar de forma natural, adquirindo experiências de movimentos, sem modelos estereotipados, sem modelos ideais, aprendendo sem saber que se está aprendendo, isto é, através do jogo, de forma incidental como ocorria em décadas passadas. Os resultados já observados são a melhora da capacidade coordenativa, medida através do teste KTK, a identificação de possíveis comprometimentos de ordem motora, físico, funcional, cognitivo e social dos participantes, encaminhando-os a atendimentos especializados e a articulação das atividades de extensão com ensino e pesquisa, integrando os acadêmicos do curso de Educação Física da UFV/Campus Florestal, participantes do projeto. Este projeto nos permite retornar no tempo e praticar o mesmo que as crianças, há décadas, faziam no seu espaço e no seu tempo para se divertir. Dessa forma, nossos alunos não "aprendem para jogar” como é a metodologia tradicional, mas “jogam para aprender” através de uma prática lúdica em que as regras são criadas e adaptadas para se poder jogar e brincar. |
Palavras-chave | Futebol, Escola da Bola/IEU, extensão. |
Forma de apresentação..... | Painel |