Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5450

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Júlia Luíza Vieira Silva
Orientador DANIELA DOS SANTOS COSTA
Outros membros Amanda Cristina Silva
Título Educação Ambiental: em busca da mudança de hábitos.
Resumo A Educação Ambiental é vista hoje como uma possibilidade de transformação ativa da realidade e das condições da qualidade de vida, por meio da conscientização advinda da prática social reflexiva embasada pela teoria conforme Loureiro, 2006. Ou seja, a educação ambiental apresenta-se como um elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental e pode levar à mudança de valores e comportamentos. Segundo Angelfire (2011), a conscientização é obtida com a capacidade crítica permanente de reflexão, diálogo e assimilação de múltiplos conhecimentos. Esse procedimento torna-se essencial para se desenvolver sociedades sustentáveis garantindo qualidade de vida para esta e futuras gerações. Sabe-se, porém da dificuldade da mudança de hábitos, portanto, nosso projeto tem como principal objetivo fazer intervenções com as crianças, pois mudar os hábitos delas é mais fácil e eficiente, porque estão abertas para o novo, e não possuem muitas crenças e hábitos já arraigados. Pensamos então em fazer intervenções na Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro, localizada na cidade de Florestal, pois reconhecemos que a escola possui uma importância relevante na formação de conhecimentos básicos na vida de um estudante. Ao considerarmos as crianças como futura geração é necessário alertar para que reflitam sobre o consumo exagerado, e assumam o hábito de separar os resíduos domésticos. Até julho deste ano não conseguimos realizar ações dentro da escola, junto às crianças, mas, por outro lado, obtivemos orientações do corpo de profissionais (professoras, supervisora, coordenadoras pedagógicas e diretora) para adequarmos nossas ações conforme as necessidades e o planejamento escolar das diversas faixas etárias. Em agosto, tivemos a oportunidade de começar um trabalho com os alunos do segundo ano, a fim de prepará-los para a feira de ciências anual organizada pela escola com o tema Meio Ambiente, e essa turma havia ficado então com o tema da coleta seletiva e reciclagem, encaixando-se perfeitamente em nosso projeto. Com essa feira, os alunos poderão explicar de forma clara, objetiva e dinâmica os principais aspectos relacionados à coleta seletiva, e não deixando de citar a Astriflores. Assim, podem fazer com que as pessoas, ao visitarem a escola, percebam a importância do tema coleta seletiva, mostrando a todos como deve ser feita a correta destinação dos resíduos. As crianças, através de nossas intervenções, serão preparadas sobre as questões de resíduos sólidos e suas implicações. Como no cronograma escolar já havia sido ensinado alguns conceitos importantes, os alunos se mostraram bastante receptivos, respondendo a todos os questionamentos, e expondo vários de seus pensamentos e ideias criando então um começo de trabalho bastante enriquecedor. Por fim, ao finalizarmos este projeto, esperamos gerar efeitos positivos para todas as partes envolvidas: comunidade de Florestal, associados da Astriflores, funcionários da prefeitura, e equipe do PIBEX.
Palavras-chave Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Meio Ambiente
Forma de apresentação..... Painel
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