| ISSN | 2237-9045 | 
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa | 
| Nível | Graduação | 
| Modalidade | Extensão | 
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde | 
| Área temática | Alimentos, nutrição e saúde humana | 
| Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas | 
| Bolsa | PIBEX | 
| Conclusão de bolsa | Sim | 
| Apoio financeiro | UFV | 
| Primeiro autor | Marcela Faria Assunção de Souza | 
| Orientador | FABIO TAKAHASHI | 
| Outros membros | Maria Carolina Silva Pêgo, Saulo Baêta Espíndola | 
| Título | Conscientização sobre os problemas causados pelo consumo de sódio em excesso | 
| Resumo | Na alimentação brasileira o sal adicionado nos alimentos é a maior fonte de sódio das dietas, seguido de alimentos processados, embutidos e refeições prontas.O sódio é um nutriente essencial para o organismo, muito utilizado pelas indústrias para realçar o sabor e conservar os alimentos, ele atua na regulação osmótica dos fluidos corporais, na condução dos impulsos nervosos e na contração muscular. Entretanto, seu consumo em excesso está correlacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas como a hipertensão, doenças renais e cardiovasculares. A quantidade ingerida pela população brasileira supera duas vezes a ingestão máxima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que seria de cinco gramas da substância por dia. Além disso, muitos destes problemas podem ser atribuídos à uma vida agitada e a correria do dia a dia, que se tornaram um fator associado a má alimentação, aliado a isso, podemos atribuir também a falta de informação sobre a composição dos alimentos ingeridos. Devido a essa carência de informação, viabilizou-se a oportunidade de unir a universidade com a população por meio de um programa de extensão. O presente trabalho tem como objetivo conscientizar e prevenir os alunos das escolas de Pará de Minas sobre os riscos causados pelo consumo excessivo de alimentos ricos em sódio além de orientá-los na escolha de alimentos mais saudáveis.No primeiro momento será utilizado a metodologia de associação de palavras, para averiguar o grau de conhecimento dos alunos em relação a palavra sódio e sal. De acordo com a análise dos conhecimentos dos participantes será realizado palestras informativas para conscientizar os alunos sobre a importância da leitura da tabela nutricional e de uma alimentação saudável. Cartilhas educativas, dinâmicas e exposições audiovisuais também serão elaboradas com a finalidade de apresentar opções de alimentos que apresentem menores concentrações de sódio para facilitar a percepção dos alunos sobre os problemas e para torná-los adultos mais saudáveis. | 
| Palavras-chave | Doenças cardiovasculares, crianças, alimentos ricos em sal/sódio. | 
| Forma de apresentação..... | Painel, Oral |