Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5444

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Luiza Augusta Moreira Sorice
Orientador LUCAS CARVALHO SILVA
Outros membros NAIARA BARBOSA CARVALHO
Título Revivendo e repensando o ensino básico
Resumo Tendo em vista o histórico de alto índice de reprovação nas disciplinas que envolvem conteúdos matemáticos, em particular, em MAF141 - Cálculo Diferencial e Integral I foi verificada a necessidade de criação deste projeto que tem por objetivo diminuir o índice de reprovação e desistência na disciplina de MAF141 e paralelamente proporcionar à bolsista experiências didáticas e metodológicas, teóricas e práticas no processo ensino-aprendizagem que só podem ser adquiridas dentro do contexto da sala de aula. Deste modo, foram realizados quatro encontros temáticos nos quais a bolsista pôde agregar à sua formação experiências relevantes que compõem o escopo interminável de atributos necessários à carreira docente. Além disso, todo material utilizado durante os encontros tais como, listas de exercícios, notas de aula, apresentação de slides, materiais concretos, jogos, entre outros, foi confeccionado pela bolsista juntamente com o orientador. Os estudantes matriculados na disciplina MAF141, que por meio de um teste de matemática básica foram selecionados, tiveram a oportunidade de participar dos encontros temáticos e assim, complementar os estudos realizados durante o ensino básico e melhorar o seu desempenho acadêmico. Por meio do teste de Wilcoxon pareado, constatou-se que houve uma melhora significativa (p<0,05) entre as notas dos alunos antes e após terem participado do primeiro, terceiro e quarto encontros. Embora no segundo encontro não tenha ocorrido uma melhora significativa (p>0,05) das notas, observou-se um aumento da média das mesmas após os encontros. Ao se comparar as notas totais dos alunos antes e após terem participado dos quatro encontros, verificou-se que houve uma melhora significativa (p<0,05) no desempenho dos participantes, sendo a média e o desvio padrão antes dos encontros igual a 6,14 ± 1,66 e após os encontros igual a 11,57 ± 1,79. Assim, constata-se que o projeto contribuiu de forma positiva para um melhor desempenho dos alunos nas disciplinas abordadas e que houve uma melhora expressiva do desempenho dos alunos após terem participado do projeto.
Palavras-chave ensino, matemática, cálculo 1
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,83 segundos.