ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa | PROBIC/FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Delio Cornélio Queiroz da Costa |
Orientador | MARCUS HENRIQUE SOARES MENDES |
Outros membros | ROBSON LUIZ SANTOS |
Título | Algoritmos genéticos aplicados à resolução de problemas de otimização em engenharia: um estudo de caso em projeto aeronáutico |
Resumo | Nos últimos quatro anos a UFV- Campus Florestal vem sendo representada na competição SAE Brasil Aerodesign, que é um evento realizado pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil). As equipes que participam da competição têm como objetivo projetar e construir um avião rádio controlado original, que seja o mais otimizado possível em todos os aspectos da missão, através de soluções de projeto criativas, inovadores e multidisciplinares, que satisfaçam os requisitos e restrições impostas no regulamento da competição. Nas quatro competições que as equipes da UFV- Campus Florestal participaram não houve a aplicação de técnicas computacionais de otimização no desenvolvimento do projeto. E como visto na literatura que a aplicação de técnicas de otimização tem dado bons resultados em problemas de engenharia, propõe-se neste projeto a aplicação de otimização em projeto aeronáutico no contexto da competição SAE Brasil Aerodesign. Inicialmente estudou-se como modelar matematicamente problemas reais de otimização. Após compreender a modelagem, foi feito um estudo do problema abordado, que é como descobrir qual perfil adotar ao construir um avião ou aeromodelo de modo a maximizar a carga paga. Existem milhares de perfis diferentes, cada um com características únicas, tornando assim inviável testar todas as opções manualmente. Um melhor entendimento do problema possibilitou a identificação das variáveis de decisão, restrições e da função objetivo. Como resultado obteve-se a construção de um modelo matemático de otimização. Além disso, implementou-se na linguagem c um algoritmo capaz de computar a distância disponível para decolagem(d) em função dos parâmetros de entrada fornecidos, tais como: perfil(Cl e Clmax), área(S), envergadura(B) e altura da asa(h), carga paga da aeronave, entre outros. O algoritmo foi validado comparando-se seus resultados com os do software de simulação MathCad. Os testes mostraram que o algoritmo implementado reflete adequadamente os resultados da simulação. O próximo passo é incluir o código desenvolvido em um algoritmo genético a fim de determinar qual será o melhor (o que maximiza a carga paga) perfil de asa a ser adotado. E desse modo, auxiliar a equipe da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal na competição de aerodesign SAE Brasil. |
Palavras-chave | Algoritmos genéticos, Otimização, Aerodesign |
Forma de apresentação..... | Painel, Oral |