ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Waldemar Víctor Martins Silva |
Orientador |
JULIANA CRISTINA TRISTAO |
Outros membros |
INACIO LUDUVICO, LEANDRO JOSE DOS SANTOS, POLIANA FLAVIA MAIA |
Título |
As 100 Varetas Atômicas - Desenvolvimento de um Material Paradidático para Auxiliar no Ensino e Aprendizado de Conteúdos de Tabela Periódica |
Resumo |
No cenário atual ao analisarmos o ensino de Química e principalmente o conteúdo de tabela periódica, percebe-se que na maioria das vezes as escolas e seus docentes tem demonstrado uma preocupação muito grande em privilegiar as características teóricas e de memorização dos conteúdos, o que torna cada vez mais abstrato e pouco atrativo para os alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. O desafio fica ainda maior, quando analisamos os conteúdos de tabela periódica que os alunos possuem maiores dificuldades, como a disposição dos elementos na tabela, as propriedades periódicas e aperiódicas, juntamente com a relação dessas propriedades com a formação das substâncias. Muitos autores têm utilizado jogos didáticos visando despertar o interesse e motivar os alunos no desenvolvimento de um conteúdo de Química, favorecendo assim o ensino e aprendizado. Considerando essas dificuldades e os bons resultados relatados na literatura com a utilização de jogos didáticos, foi proposto pela equipe do Pibid-Química do Campus UFV-CAF o desenvolvimento de um jogo paradidático que abordasse de maneira diferenciada alguns conteúdos de tabela periódica. O jogo foi confeccionado e adaptado do tradicional “jogo das varetas”, sendo constituído de 100 varetas de churrasco que representam os 100 primeiros elementos da tabela periódica, no qual as varetas foram pintadas com 7 colorações diferentes de tinta guache, com cada grupo de cores representando o período dos elementos. O jogo também possui 100 cartas (as cartas também possuem os mesmos 7 grupos de cores das varetas) que contém 4 pistas com pontuações diferenciadas para auxiliar na identificação de cada elemento. Antes de iniciar o jogo o indicado é que os alunos da turma sejam agrupados em duplas, onde inicialmente uma das duplas irá pegar as 100 varetas e jogá-las em uma superfície plana. Em seguida a dupla retira uma vareta e uma carta de acordo com a cor da vareta selecionada e por meio das pistas a dupla terá que identificar o elemento. A leitura das pistas é feita por meio de um mediador escolhido na seleção das duplas. A dupla vencedora é aquela que necessariamente obter um maior número de pontos adquiridos através das pistas fornecidas nas cartas e não do número de varetas obtidas. A proposta do jogo foi apresentada e revisada pela equipe do Pibid-Química Campus UFV-CAF e recentemente foi aplicada para turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Avany Villena Diniz em Pará de Minas. Os resultados estão sendo avaliados e o esperado é que o jogo possa auxiliar no aprendizado de algumas curiosidades dos elementos e suas relações com suas propriedades organizadas na tabela, na compreensão sobre raio atômico, eletronegatividade, distribuição eletrônica, periodicidade, densidade, entre outros. Além disso o esperado é que o jogo possa favorecer a relação entre professor/aluno e aluno/aluno. Agradecemos o auxílio financeiro concedidos pela CAPES. |
Palavras-chave |
Tabela Periódica, Ensino Médio, Lúdico. |
Forma de apresentação..... |
Painel |