Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5437

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Waldemar Víctor Martins Silva
Orientador JULIANA CRISTINA TRISTAO
Outros membros INACIO LUDUVICO, LEANDRO JOSE DOS SANTOS, POLIANA FLAVIA MAIA
Título As 100 Varetas Atômicas - Desenvolvimento de um Material Paradidático para Auxiliar no Ensino e Aprendizado de Conteúdos de Tabela Periódica
Resumo No cenário atual ao analisarmos o ensino de Química e principalmente o conteúdo de tabela periódica, percebe-se que na maioria das vezes as escolas e seus docentes tem demonstrado uma preocupação muito grande em privilegiar as características teóricas e de memorização dos conteúdos, o que torna cada vez mais abstrato e pouco atrativo para os alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. O desafio fica ainda maior, quando analisamos os conteúdos de tabela periódica que os alunos possuem maiores dificuldades, como a disposição dos elementos na tabela, as propriedades periódicas e aperiódicas, juntamente com a relação dessas propriedades com a formação das substâncias. Muitos autores têm utilizado jogos didáticos visando despertar o interesse e motivar os alunos no desenvolvimento de um conteúdo de Química, favorecendo assim o ensino e aprendizado. Considerando essas dificuldades e os bons resultados relatados na literatura com a utilização de jogos didáticos, foi proposto pela equipe do Pibid-Química do Campus UFV-CAF o desenvolvimento de um jogo paradidático que abordasse de maneira diferenciada alguns conteúdos de tabela periódica. O jogo foi confeccionado e adaptado do tradicional “jogo das varetas”, sendo constituído de 100 varetas de churrasco que representam os 100 primeiros elementos da tabela periódica, no qual as varetas foram pintadas com 7 colorações diferentes de tinta guache, com cada grupo de cores representando o período dos elementos. O jogo também possui 100 cartas (as cartas também possuem os mesmos 7 grupos de cores das varetas) que contém 4 pistas com pontuações diferenciadas para auxiliar na identificação de cada elemento. Antes de iniciar o jogo o indicado é que os alunos da turma sejam agrupados em duplas, onde inicialmente uma das duplas irá pegar as 100 varetas e jogá-las em uma superfície plana. Em seguida a dupla retira uma vareta e uma carta de acordo com a cor da vareta selecionada e por meio das pistas a dupla terá que identificar o elemento. A leitura das pistas é feita por meio de um mediador escolhido na seleção das duplas. A dupla vencedora é aquela que necessariamente obter um maior número de pontos adquiridos através das pistas fornecidas nas cartas e não do número de varetas obtidas. A proposta do jogo foi apresentada e revisada pela equipe do Pibid-Química Campus UFV-CAF e recentemente foi aplicada para turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Avany Villena Diniz em Pará de Minas. Os resultados estão sendo avaliados e o esperado é que o jogo possa auxiliar no aprendizado de algumas curiosidades dos elementos e suas relações com suas propriedades organizadas na tabela, na compreensão sobre raio atômico, eletronegatividade, distribuição eletrônica, periodicidade, densidade, entre outros. Além disso o esperado é que o jogo possa favorecer a relação entre professor/aluno e aluno/aluno. Agradecemos o auxílio financeiro concedidos pela CAPES.
Palavras-chave Tabela Periódica, Ensino Médio, Lúdico.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.