Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5436

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor DIÊGO MARADONA GONÇALVES DOS SANTOS
Orientador JOSE AUGUSTO MIRANDA NACIF
Título Projeto, Construção e Programação de Robôs móveis para competições.
Resumo A robótica por intermédio de sua interdisciplinaridade, a qual engloba a mecânica, computação e a eletroeletrônica, garante que seja possível a criação de máquinas móveis capazes de realizar determinadas tarefas através de pré-estabelecidas programações, e submeter tais máquinas a suportarem - de forma ética do ponto de vista social, não interferindo negativamente em qualquer área da sociedade - uma determinada tecnologia assimilada à inteligência artificial, a tal ponto que substituam de forma indireta, o ser humano na execução de inúmeros trabalhos. Pensando nisto, é realizado o programa de pesquisa, denominado Projeto, Construção e Programação de robôs móveis para competições. O respectivo projeto tenta integrar as disciplinas acima citadas, visando a projeção de robôs que serão devidamente voltados à determinadas competições, e através da tecnologia desenvolvida para tal fim, aplica-las á outras máquinas que possam desenvolver quaisquer outras tarefas. Ou seja, se trata de um projeto que busca através de determinados desafios físicos impostos à sociedade, resolvê-los de maneira tecnológica, tornando máquinas estáticas repetidoras de tarefas em robôs autônomos capazes de tomarem decisões próprias. Dentre as inúmeras competições existentes que visam esse setor robótico, existem a OBR, a IEEE. Para tornar possível o contato da forma mais eficaz com os objetivos da pesquisa, determinou-se por procedimento, estipular projetos que resolverão um desafio social, construir o robô do modelo LEGO integrando à funções sensoriais que irão modelar seu comportamento, e efetuar a programação utilizando o software BricxCC – LEGO (a qual se vale da linguagem C, e é própria para este tipo de equipamento). Para se alcançar bons resultados nas competições, e consequentemente no aprimoramento tecnológico esperado, é necessário que haja uma ótima interação entre todas as partes do projeto, e que os robôs consigam solucionar os problemas propostos, trazendo benefícios de alguma forma para a comunidade científica, e logicamente para a sociedade.
Palavras-chave Robótica, aprimoramento, competições.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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