Resumo |
Tomando como base a crescente participação da mulher na sociedade atual, é possível ver que apesar das conquistas já obtidas, ainda existem muitas barreiras e empecilhos impedindo um maior avanço no seu crescimento. Se o assunto em questão for ciência e tecnologia, os desafios são ainda maiores e a participação feminina é significativamente inexpressiva. Buscando uma maneira de estimular mais meninas a terem conhecimentos de ciências exatas e principalmente computação, este projeto visa apresentar a computação de uma maneira diferente e atrativa para as alunas das escolas da cidade de Florestal. Com a criação de uma página no Facebook e com a realização de uma palestra na IV Semana da Computação, ocorrida na UFV - Florestal, foi possível abordar essa questão da mulher na computação, levantando os principais desafios encontrados. Com a criação da comunidade virtual no Facebook, foi possível aumentar a divulgação do projeto e a interação entre o grupo. A partir das discussões levantadas e das conversas realizadas nos encontros, chega-se à conclusão do quanto é necessário se estimular e se motivar as meninas desde o início de sua vida acadêmica, a gostarem de matemática, física e raciocínio lógico, conceitos fundamentais na área de computação. Mas como esse estímulo precisa acontecer o mais cedo possível, este projeto busca desenvolver ações desde os níveis fundamental, médio e técnico. Visando conhecer a familiaridade das estudantes com o tema, bem como suas expectativas de formação em nível técnico e superior, fizemos a aplicação de um questionário online para as alunas do ensino médio da CEDAF, construído de forma dinâmica e divertida, a partir de uma aplicação da Google. Com ele foi possível entender melhor o que elas pensam a respeito da área, e elaborar um minicurso voltado para elas aumentando seus conhecimentos sobre computação. O minicurso abrangeu assuntos como segurança e hardware, assuntos que são importantes se conhecer e é atrativo para elas. Os dados obtidos com também servirão como base para definição e planejamento do conteúdo e formato de outro minicurso e oficinas a serem realizados na próxima fase do projeto. |