Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5419

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliana Costa de Souza
Orientador PAULO TIAGO CARDOSO CAMPOS
Título Educação Financeira: estímulo à valorização da renda e do trabalho em Florestal & Pará de Minas – MG.
Resumo O projeto de extensão Educação Financeira: estímulo à valorização da renda e do trabalho em Florestal & Pará de Minas – MG tem o objetivo de desenvolver ações de educação financeira, por meio do compartilhamento de conhecimentos de finanças e outras áreas da Administração, como marketing, e conhecimentos de contabilidade, com o meio social em que se insere a UFV Campus de Florestal – MG. Foram realizadas, entre fevereiro e agosto de 2015, dez atividades extensionistas (na sua maior parte, palestras), com total de 257 participantes; no mesmo período de 2014 foram oito atividades e 85 participantes. Essas atividades foram planejadas conforme sondagens sobre expectativas e carências dos interessados ou coordenadores de entidades de assistência social (CRAS Florestal), dirigentes de escolas e igrejas de Florestal e Pará de Minas – MG e ACIAF de Florestal (associação de empresas local). As atividades consistiram basicamente em palestras, normalmente com distribuição de material impresso contendo ilustrações e orientações sobre a condução e controle financeiro pessoal e familiar, indicações sobre o Valor Temporal do Dinheiro e o papel desempenhado pela taxa de juros nas compras antecipadas de bens de consumo não duráveis e não perecíveis. Além disso, o material conta com demonstrações sobre cálculo de encargos financeiros em caso de parcelamento da fatura do cartão de crédito, e demonstrações a respeito do cálculo dos juros sobre o uso do limite do cheque especial. Por último, o material demonstra um esquema de poupança para a aposentadoria, dentro de um horizonte temporal de longo prazo. O material distribuído foi redigido em conformidade com o nível de escolaridade dos participantes, e cálculos financeiros mais complexos foram apresentados de forma dedutiva, a fim de apenas despertar nos participantes o interesse pela lógica das finanças e do controle financeiro pessoal e familiar. O público mais atingido foi estudantes do nível médio de educação, em Florestal e Pará de Minas – MG. Os resultados até o momento mostram avaliações das atividades em 2015 com média geral de satisfação 9,3 sobre 10, conforme questionários tabulados. Neste ano, houve 257 participantes nas atividades, dos quais 20 ou 7,8% declararam receber ajuda financeira do governo, o que mostra que as ações extensionistas atingiram público vulnerável sob o ponto de vista socioeconômico. Posteriormente às atividades, alguns participantes nos informaram sobre ações introduzidas em suas finanças pessoais e domésticas, implementadas sob a influência das atividades extensionistas. Isso é indício de transformações que as pessoas declararam ter vivenciado em razão das ações extensionistas: mudanças no ponto de vista com relação ao dinheiro e de como conduzir as finanças pessoais e familiares, especialmente, o que vem ao encontro dos objetivos do projeto.
Palavras-chave Educação financeira, dinheiro, controle financeiro
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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