Resumo |
A Biologia Molecular constitui área de grande relevância no ensino por abranger grande volume de conteúdo teórico no Ensino Médio, e estar diretamente relacionada com setores tecnológicos importantes no atual cenário socioeconômico, como OGMs, exames laboratoriais e biotecnologia molecular. Ademais, possui caráter abstrato, o que acaba gerando dificuldade no aprendizado. O livro didático constitui muitas vezes a principal ferramenta de ensino usada pelos professores e alunos. Entretanto, muitas vezes, o livro não consegue acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da área, o que pode prejudicar na formação crítica dos estudantes. Dessa forma, foi feita uma análise qualitativa e quantitativa de quatro dos principais títulos de Biologia no ensino médio, norteados pelos parâmetros de avaliação do MEC-PNLD. Os resultados apontam para alguns parâmetros satisfatórios, como qualidade e quantidade de figuras e do texto, embora alguns aspectos importantes para a aprendizagem como a interdisciplinaridade, abordagem histórica e contextualização ainda são pouco explorados. Portanto, é relevante a busca por metodologias e práticas de ensino que priorize uma correlação entre o conteúdo teórico com o contexto socioeconômico atual. Assim, foi elaborada uma linha de ação contendo três atividades práticas sequenciais, pautadas no tema único “expressão gênica”, com tal potencial de articulação entre a teoria e a contextualização: 1-Estrutura do material genético, onde se desenvolveu um modelo tridimensional do DNA e da cromatina e abordagens contextuais ao tema, como exames de DNA e estudo de genoma; 2-Código genético e o fluxo da informação gênica, constituído por uma abordagem de caráter informativo do conteúdo amplamente abordado no ensino médio, seguido de uma dinâmica de grupo envolvendo a expressão gênica; 3- Manipulando a expressão gênica, constituindo a atividade em que os conceitos anteriores serão abordados dentro do contexto da Clonagem Molecular. Para cada ação foi elaborado um plano de aula de 50 minutos, além de materiais e modelos didáticos facilitadores do aprendizado. Portanto, a avaliação literária evidenciou a necessidade de se desenvolver atividades complementares ao ensino de Biologia Molecular nas escolas. Os modelos e métodos desenvolvidos possui grande potencial de contribuir para uma formação crítica dos estudantes em relação às tecnologias atuais na área de Biologia Molecular. Ao fim do projeto, a perspectiva imediata consiste na submissão de artigo científico em periódico especializado no ensino de ciências. Posteriormente, as atividades deverão ser aplicadas em estudantes do terceiro ano do ensino médio da cidade de Florestal e região, e estudantes recém-ingressos na UFV-Florestal, matriculados na disciplina Biologia Celular, área correlata à biologia molecular. |