Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5406

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Pablo Francisco Dias Freitas
Orientador NATALIA REZENDE LANDIN
Outros membros DOUGLAS HENRIQUE DE MENDONÇA
Título Análise das interações discursivas nas salas de aula: identificando as estratégias de ensino que favorecem o surgimento de perguntas dos estudantes nas salas de aula de ciências
Resumo O desenvolvimento das teorias socioculturais aponta para a importância de o professor criar ambientes para que os alunos possam se engajar como agente ativo e (co)responsável pelo seu processo de ensino aprendizagem, que é algo mais fácil de defender que colocar em prática. No cenário internacional citamos com destaque o trabalho do professor Eric Mazur e de seu grupo de pesquisa, com ênfase em seu método ativo de ensino denominado por ele como Peer Instruction, em uma tradução livre Instrução pelos Colegas (IpC). Nosso objetivo é verificar se por meio das discussões com os colegas os estudantes conseguem compreender os questionamentos apresentados pelo professor durante a aplicação do método IpC. A ideia central do método IpC é permitir que os estudantes interajam entre si na busca da solução de uma problematização trazida pelo professor. Para tanto, é necessário que o estudante se prepare previamente para aula a partir de material disponibilizado previamente. Durante a aula o professor normalmente faz uma breve exposição oral sobre o tema em estudo e, em seguida, apresenta uma questão conceitual, normalmente de múltipla escolha, que tem como objetivo avaliar a aprendizagem do estudante sobre um ponto específico do conteúdo já estudado. Os alunos têm um curto período de tempo para marcar sua resposta individual num cartão resposta, então o professor faz uma votação e pode pedir para os alunos discutirem entre si e reapresentarem sua nova resposta. Por fim, o professor pode prosseguir a aula explicando o conteúdo referente à questão e apresentar uma próxima questão que englobe o mesmo assunto ou que aborde um novo tema. Utilizamos os resultados obtidos durante a aplicação do método IpC em um curso de Física básica para alunos do 3º período do curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Analisamos não somente o nível de acerto dos alunos, mas também inserimos no cartão resposta opções onde os mesmos expressavam o grau de certeza sobre a sua resposta – grau de certeza baixo, médio ou alto. Em uma análise aprofundada dos dados podemos observar que, após as discussões com seus colegas, 84% dos alunos mantiveram-se na resposta correta, enquanto 69% dos alunos que mudaram de resposta, mudaram da incorreta para a correta. Com relação à confiança dos estudantes sobre suas respostas, 64% dos estudantes que mantiveram a resposta aumentaram seu nível de certeza e 14% se mantiveram com certeza alta, pois não havia como demonstrar um grau de confiança maior. Quanto aos que mudaram de resposta, 42% aumentaram seu grau de certeza e 37% mantiveram o grau de certeza alto. A análise dos dados nos permite afirmar que não somente o método contribui para que os estudantes migrem para a resposta correta, como também se sintam mais confiantes com relação a estas respostas. A discussão entre os estudantes contribui para o aprendizado tanto dos alunos que mudam de resposta, quanto para aqueles que mantêm sua resposta.
Palavras-chave Peer Instruction, Instrução pelos Colegas, Métodos de Ensino
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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