Resumo |
O desenvolvimento das teorias socioculturais aponta para a importância de o professor criar ambientes para que os alunos possam se engajar como agente ativo e (co)responsável pelo seu processo de ensino aprendizagem, que é algo mais fácil de defender que colocar em prática. No cenário internacional citamos com destaque o trabalho do professor Eric Mazur e de seu grupo de pesquisa, com ênfase em seu método ativo de ensino denominado por ele como Peer Instruction, em uma tradução livre Instrução pelos Colegas (IpC). Nosso objetivo é verificar se por meio das discussões com os colegas os estudantes conseguem compreender os questionamentos apresentados pelo professor durante a aplicação do método IpC. A ideia central do método IpC é permitir que os estudantes interajam entre si na busca da solução de uma problematização trazida pelo professor. Para tanto, é necessário que o estudante se prepare previamente para aula a partir de material disponibilizado previamente. Durante a aula o professor normalmente faz uma breve exposição oral sobre o tema em estudo e, em seguida, apresenta uma questão conceitual, normalmente de múltipla escolha, que tem como objetivo avaliar a aprendizagem do estudante sobre um ponto específico do conteúdo já estudado. Os alunos têm um curto período de tempo para marcar sua resposta individual num cartão resposta, então o professor faz uma votação e pode pedir para os alunos discutirem entre si e reapresentarem sua nova resposta. Por fim, o professor pode prosseguir a aula explicando o conteúdo referente à questão e apresentar uma próxima questão que englobe o mesmo assunto ou que aborde um novo tema. Utilizamos os resultados obtidos durante a aplicação do método IpC em um curso de Física básica para alunos do 3º período do curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Analisamos não somente o nível de acerto dos alunos, mas também inserimos no cartão resposta opções onde os mesmos expressavam o grau de certeza sobre a sua resposta – grau de certeza baixo, médio ou alto. Em uma análise aprofundada dos dados podemos observar que, após as discussões com seus colegas, 84% dos alunos mantiveram-se na resposta correta, enquanto 69% dos alunos que mudaram de resposta, mudaram da incorreta para a correta. Com relação à confiança dos estudantes sobre suas respostas, 64% dos estudantes que mantiveram a resposta aumentaram seu nível de certeza e 14% se mantiveram com certeza alta, pois não havia como demonstrar um grau de confiança maior. Quanto aos que mudaram de resposta, 42% aumentaram seu grau de certeza e 37% mantiveram o grau de certeza alto. A análise dos dados nos permite afirmar que não somente o método contribui para que os estudantes migrem para a resposta correta, como também se sintam mais confiantes com relação a estas respostas. A discussão entre os estudantes contribui para o aprendizado tanto dos alunos que mudam de resposta, quanto para aqueles que mantêm sua resposta. |