Resumo |
O primeiro emprego pode ser um desafio para o jovem que está iniciando no mercado de trabalho, por não possuir experiência, por desconhecer as regras éticas de uma relação de trabalho, por utilizar uma linguagem inadequada durante a entrevista, dentre outros. A construção da proposta deste projeto surgiu a partir dessa temática, com o objetivo de minimizar algumas das dificuldades encontradas pelos jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino médio da Escola Estadual Serafim Ribeiro e ensino técnico da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal que estão em busca do primeiro emprego. As ações do projeto iniciaram em fevereiro de 2015. Na primeira etapa do projeto foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema buscando analisar e discutir as pesquisas sobre o tema até o momento. Entendemos por competência um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e outras características que são essenciais para o desempenho efetivo de um determinado trabalho (Campion et al. 2001). Com base na revisão foi elaborado um roteiro de entrevistas para empresários e gerentes de Florestal com o objetivo de identificar quais as principais competências comportamentais requeridas no primeiro emprego. Neste sentido, foram realizadas doze entrevistas durante os meses de março e abril. Todas as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. As principais competências comportamentais apontadas pelos entrevistados foram: Pessoas comunicativas, Comprometimento, Responsabilidade e Educação .A partir dos dados analisados foram listados os seguintes temas para as palestras e oficinas: O Mercado de Trabalho, Entrevista de Emprego, Currículo, Relacionamento Interpessoal, Ética, Profissionalismo, Comunicação, Atendimento ao Cliente, Trabalho em Equipe, a serem desenvolvidas concomitantemente nas duas escolas, com uma periodicidade mensal. A palestra inicial tratou do mercado de trabalho em forma geral, enfocando o que mercado busca, oferta e demanda de pessoas, serviços, bem como o resultado da pesquisa realizada em Florestal. Nas oficinas foram desenvolvidos os assuntos sobre como montar um currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego, envolvendo simulações de entrevistas e trazendo a própria realidade dos alunos. Até o mês de agosto de 2015, foram realizadas cinco palestras e duas oficinas, atendendo a um público médio de 40 alunos em cada escola. O projeto está bem recebido pelas pessoas envolvidas. Na Escola Estadual Serafim Ribeiro, as ações do projeto estão sendo acompanhadas pela coordenação e desenvolvidas em uma única turma do ensino médio, com uma metodologia de aprendizagem ativa, em que os alunos participam por meio de sugestões, exemplos de seu cotidiano e dúvidas sobre os assuntos abordados. |