Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5269

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliana Vieira Gomes
Orientador LUCIO PACCORI LIMA
Outros membros Bruna Barbosa Lopes
Título Aprendendo Matemática com Materiais Alternativos
Resumo A disciplina Matemática é vista como “difícil” pela maioria dos alunos em todos os níveis do ensino. Existem dificuldades inerentes ao ensino da Matemática que passam inclusive pelo processo de transferência do conhecimento. Para superar essas dificuldades, se faz necessária uma interferência no processo de ensino aprendizagem de modo a detectar as deficiências e buscar metodologias que possibilitem o acesso a esse conhecimento por todos os conteúdos de matemática. Por acreditar que os professores desejam tornar o processo educativo mais interessante e motivador, o projeto Aprendendo Matemática com Materiais Alternativos, pretende servir de apoio a esses, com o objetivo de possibilitar melhorias no ensino-aprendizagem de Matemática, através do desenvolvimento e aplicação de materiais alternativos em sala de aula, de modo que o educando tenha participação ativa, havendo uma interação aluno-conteúdo-professor. Iniciou-se o projeto levantando materiais para a elaboração dos jogos, buscando em diversas fontes e adaptando para melhor se encaixar nos nossos objetivos. Fizeram-se correções necessárias em três jogos e planejou-se um questionário como forma de avaliação. Na construção dos jogos, entre eles um baralho específico sobre geometria, um jogo de dados para trabalhar probabilidade, e um tabuleiro com alguns pontos que ajudam a aprimorar a compreensão dos intervalos numéricos, identificar as propriedades da circunferência, apropriar-se de sua equação e representar pontos no plano cartesiano. No período de fevereiro a julho dedicou-se à confecção desses três jogos e na aplicação deles. Conseguiu-se aplicar dois jogos. Após as avaliações, nota-se que o jogo, além de divertido e instrutivo, contribuiu para a fixação dos conteúdos. O interessante é que boa parte dos alunos que responderam o questionário foram capazes de perceber que métodos tradicionais e métodos modernos se completam. Apesar de preferirem os jogos e materiais concretos, reconhecem a importância de uma aula de quadro e giz. A partir do mês de agosto, continuaremos os trabalhos visitando algumas escolas da região afim de aplicar outros jogos que serão confeccionados, inclusive, jogos relacionados com o ENEM, enfim, busca-se testar a eficácia do ensino lúdico e resultados que demonstrem uma mudança no interesse dos alunos pela matemática a partir do jogo e de sua maneira descontraída de ensinar.
Palavras-chave Jogos, lúdico, ensino-aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
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