Conexão de Saberes e Mundialização

9 a 14 de novembro de 2015

Trabalho 5255

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa UFV
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Mardem Michael Ferreira da Silva
Orientador JOAO PAULO DE SOUZA
Outros membros Ana Carolina de Stefano Pereira, Dalila de Fátima Ferreira, Laís Ferreira Silva, Marina Ferreira Silva
Título Conectando os saberes científico e popular: as contribuições do PET Feira-livre para a comunidade de Florestal-MG
Resumo A Universidade ocupa um papel muito importante na mediação entre a sociedade e o conhecimento científico produzido. Nos últimos tempos, além do papel de ensinar e pesquisar acrescentou-se às instituições universitárias, a função de promover ações extensionistas, como sendo uma forma de abertura mais ampla à sociedade. A extensão universitária é caracterizada pela comunicação prática entre a Instituição de Ensino Superior e a comunidade do entorno, sendo observados diálogos mútuos que contribuam para a troca de experiências e permitam ações concretas dentro de uma realidade, causando a transformação de questões sociais. Dessa forma, por meio das atividades de extensão, busca-se um ideal de transformação da realidade social, que através de suas práticas promovam a difusão da ciência e a troca de conhecimentos, podendo estas também oferecer cultura e lazer para a comunidade. Conhecendo a importância das atividades de extensão, o programa PET Educação da UFV Campus Florestal iniciou um trabalho denominado PET Feira-livre. O objetivo deste evento é promover a abordagem de temas transversais junto à comunidade por meio da utilização do espaço da Feira Livre de Florestal, Minas Gerais, levando informações diversas à população Florestalense e proporcionando trocas de experiências por meio da interação entre os saberes científico e popular.
A primeira edição do PET Feira-Livre abordou o tema “Animais Peçonhentos”. A intervenção foi feita através da exposição de animais, cartazes informativos afixados na tenda montada e informações transmitidas por estudantes de Ciências Biológicas. Durante o evento, foram aplicados questionários estruturados, com o objetivo de investigar a importância desta atividade para o conhecimento da comunidade e a quebra de preconceitos. As pessoas que tiveram acesso à tenda identificaram com maior clareza quais animais possuem peçonha, em comparação aos que não tiveram acesso às informações da tenda. A intervenção na feira livre da cidade de florestal com o tema animais peçonhentos, contribuiu para a melhoria de conceitos, tendo sido concluído que a realização deste evento pode melhorar significativamente o conhecimento da comunidade a respeito dos temas abordados.
Palavras-chave Extensão universitária, Animais peçonhentos, Feira Livre
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,61 segundos.