Resumo |
Neste projeto elaboramos, juntamente com outros integrantes da equipe Acauazim, os dados para construção de uma aeronave radio controlada, conforme regulamento da competição SAE Brasil Aerodesign 2015, sendo assim, o objetivo central é realizar voo válido na competição pela classe Micro. A equipe é formada por alunos e professores do curso de Licenciatura em Física e Engenharia de Alimentos do campus UFV-Florestal, está na sua terceira participação na competição e já obteve Menção Honrosa de menor tempo de retirada de carga em 2013, com o tempo de 2,20s e ficou entre os 10 primeiros lugares no ano de 2014. O projeto conceitual foi desenvolvido utilizando a experiência dos participantes, revisão bibliográfica e uso de software MathCad. O projeto mecânico, os desenhos e simulações foram feitos a partir dos uso dos softwares: SolidWorks, Abacus e Ansys. A aeronave “Acauazim 2015” é capaz de transportar 43 bolas de Tênis Wilson, que somadas pesam aproximadamente 2,5 Kg. Apresenta a seguinte configuração: fuselagem dupla triangular, comprimento 1,00m, envergadura da asa 1,50m, perfil de asa Selig 1223 RTL, altura máxima 0,35m, motor elétrico, servo-mecanismos de alto torque, trequilha e trem de pouso convencionais. A aeronave possui os seguintes componentes que demandam corrente elétrica: 1 receptor; 1 dispositivo voltwatch indicador de tensão da bateria; 1 acelerador ESC; 1 motor elétrico Hyperion GS3014-10; 5 micro-servos. Para alimentação desses componentes são utilizadas duas baterias LiFe: 1 bateria exclusiva para o Motor e outra para alimentação dos demais componentes. Além da construção da aeronave, com padrões específicos, a competição exige um Relatório de Projeto Aeronáutico, vídeo de voo da aeronave (que devem ser entregues antes da competição), apresentação oral do projeto enviado e a construção de uma caixa de carga para deslocamento da aeronave com volume máximo de 0,175m³. O relatório já foi enviado e a caixa da equipe tem dimensões 1,50m x 0,24m x 0,42m e volume de 0, 152m³. Estudamos a aerodinâmica, a estabilidade e o desempenho baseados na literatura aeronáutica. Também trabalhamos a análise estrutural realizando testes estáticos na asa, trem de pouso e empenagem horizontal que nos mostraram que nossa aeronave é capaz de suportar os esforços previstos em projeto. O projeto elétrico, parte fundamental no caso da classe Micro, cujos motores são elétricos, foi realizado com margem de segurança para as cargas das baterias, de modo que as missões de voo estão contempladas no mesmo. Visto que nosso avião está, no momento 95% construído, esperamos superar o objetivo do projeto. |