Resumo |
Introdução: Esta pesquisa buscou estudar os aspectos metodológicos da aprendizagem de natação para adultos em academias, clubes e escolas de natação de Itaúna/MG, visto que não há um consenso na comunidade técnica e científica sobre os processos de ensino e aprendizagem em natação, qual o nado e as técnicas melhores a serem utilizadas nestes processos e como se fazer a avaliação destes processos. Objetivo: Avaliar os métodos de ensino-aprendizagem em natação para adultos, utilizados em academias, clubes e escolas de natação em Itaúna/MG. Metodologia: A amostra foi composta por 63 alunos regularmente matriculados em escolas de de natação. A coleta de dados foi realizada no local das aulas através do “Questionário de pesquisa de campo – aluno" composto por 4 questões. Resultados: De acordo com as respostas, foi possível obter um perfil do conjunto dos participantes. Na primeira questão, perguntou-se porque está aprendendo a nadar. Vinte e cinco por cento marcaram marcaram as opções “Porque gosto” e “Porque pretendo participar de competições”. Catorze por cento somente marcaram “Porque pretendo participar de competições”. Seis por cento marcaram “por influência de outras pessoas”. E somente três por cento marcaram as três opções. Na segunda questão, perguntou-se qual lado do corpo ele coordena melhor. Sessenta e seis por cento responderam que coordenam melhor o lado direito, onze por cento responderam que coordenam melhor o lado esquerdo e vinte e dois por cento marcaram as duas opções. Na terceira questão, se perguntou o que o aluno tem maior dificuldade de coordenação, as pernas, os braços ou a respiração, mais da metade dos alunos responderam que tem menor dificuldade de coordenação com os braços. Na quarta questão, se perguntou qual a maneira mais fácil para fazer a virada simples, mais da metade dos avaliados responderam que faz a virada simples batendo as mãos na parede e impulsionando com os pés, representando 82%. E somente 18% responderam que ainda não aprenderam a fazer a virada simples. Conclusão: É importante que o professor tenha sempre em mente que os alunos são diferentes tanto em termos de potencial quanto de interesses. Quando o aluno responde a desafios, aumenta a sensação de auto eficácia o que o torna mais motivado. Quando os alunos encontram atividades ricas e desafiadoras, quando sua participação permite que aumente suas percepções de competência e autodeterminação eles começam a apresentar maior envolvimento. Torna-se, portanto, imprescindível que o professor mobilize os alunos no sentido de obterem o melhor rendimento possível sem submete-los a excessos. |