Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22500

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Dimensões Sociais: ODS2
Setor Departamento de Agronomia
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Vitor Berbert Cerqueira Reis
Orientador MARISTELA WATTHIER
Outros membros Luíza Hott Franco, Nicolás Antonio Henríquez Gálvez, Ricardo Ferreira Silva
Título Produção de Couve-flor em Sistema Plantio Direto
Resumo O cultivo de couve-flor (Brassica oleracea L. var. botrytis) em sistema de plantio direto, com o uso de adubação verde e cobertura do solo, mostrou-se uma alternativa promissora frente aos sistemas convencionais de produção olerícola, que exigem grande quantidade de entradas externas ao agroecossistema para seu sucesso produtivo, como uso em larga escala de pesticidas e fertilizantes, o que ocasiona depauperação dos campos de produção e do meio ambiente. A utilização de crotalária (Crotalaria juncea) e milheto (Pennisetum glaucum) na formação de palhada contribuiu para o aumento da matéria orgânica do solo, promovendo benefícios como a ciclagem de nutrientes, especialmente o nitrogênio, além do controle de plantas daninhas. As coberturas vegetais também favoreceram a conservação da umidade, a regulação da temperatura e a melhoria da estrutura do solo, criando condições mais favoráveis ao desenvolvimento da cultura, levando ao aumento dos parâmetros de crescimento das plantas no campo e da produção da hortaliça. Além de proporcionar um sistema produtivo mais resiliente e ambientalmente correto.
O experimento foi conduzido em delineamento em Quadrado Latino (DQL), com quatro tratamentos: milheto, crotalária, consórcio milheto + crotalária e vegetação espontânea. As plantas de cobertura foram cultivadas previamente e manejadas para formação da palhada antes da implantação da couve-flor. Foram monitorados o teor inicial de nitrogênio nas palhadas, a liberação de nitrogênio durante a decomposição e a disponibilidade de nitrogênio no solo. Avaliaram-se, em dez plantas por parcela, os parâmetros agronômicos de crescimento (número de folhas, altura, diâmetro do caule e área do dossel); e de produção, com análise da massa fresca e seca da inflorescência.
Os resultados indicaram que a cobertura com crotalária promoveu maior mineralização e liberação de nutrientes, refletindo em maior crescimento e produtividade da couve-flor. O estudo reforçou o potencial da adubação verde como estratégia sustentável para a produção de hortaliças, especialmente em sistemas agroecológicos e orgânicos.
Palavras-chave Adubação Verde, Brassicaceae, Plantas de Cobertura
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,78 segundos.