| Resumo |
Ações humanas, como a falta de tratamento de esgoto, destinação incorreta de resíduos sólidos e contaminação por agrotóxicos, impactam a qualidade da água, gerando problemas para o consumo e a necessidade de adaptação da vida aquática para sobrevivência. Dessa maneira, a educação ambiental é o primeiro passo para se conseguir mudanças que favoreçam a conscientização da comunidade para melhoria dessa realidade. A participação em eventos como a 11ᵃ edição do Ciência na Praça, organizado pelo programa Em Rede da UFV, em parceria com a Prefeitura do município de Paula Cândido/MG, proporcionou atividades que conectam o ensino, a pesquisa e a extensão a partir de instalações artístico-pedagógicas que ocorreram junto à Feira de Agricultura Familiar do município no dia 31 de maio de 2025. O evento foi uma oportunidade de contribuir para a conscientização das pessoas sobre impactos à vida aquática a partir da instalação intitulada “Água: todos nós precisamos!”, realizada pelo Laboratório de Biologia de Peixes/DVT em que, para instigar estudantes com idade de 1 a 11 anos e a comunidade local, atividades lúdicas, como jogos de perguntas e respostas, jogo da memória, pesca feita de material reciclável, e dinâmicas, como experimento que representasse a contaminação e ações que cuidassem do ambiente aquático, com iodo e água sanitária, respectivamente, foram realizadas para construção do conhecimento acerca da importância da preservação do ambiente aquático. Perguntas como “Quais ações podem ser feitas para evitar a contaminação do ambiente aquático?”, “Quem vive na água e qual a importância de mantê-la limpa?”, “Como os peixes e outros seres podem sobreviver em um ambiente sujo e cheio de lixo?” foram direcionadas aos alunos que participaram da instalação. As respostas demonstraram a curiosidade e a importância que a ação individual de cada um poderia contribuir para a mitigação dos impactos ambientais, tendo como exemplos o descarte correto de lixo e cuidado com a água, bem como a importância de participação de outras pessoas como pais/responsáveis e membros da família na efetivação dessas ações. Além disso, a pesca possibilitou outro momento para troca de conhecimentos, visto que a cada peixe pescado era feita uma pergunta, assim como o experimento com iodo e água sanitária que foi conduzido a partir de perguntas como “O que causa a contaminação da água?” e “O que podemos fazer para isso não acontecer?”, e respostas como “Não jogar lixo na água”, “Cuidar do ambiente para que os peixes tenham saúde”, “O rio contaminado é ruim porque pode levar à morte de plantas e animais”, “A água suja não dá para beber”, dentre outras, foram observadas pelos organizadores da instalação. Logo, a partir dessa experiência, é perceptível a importância da realização de eventos que proporcionem a conexão entre os saberes e a aproximação da comunidade aos projetos de pesquisa, ensino e extensão realizados pela Instituição, para que haja a construção coletiva do conhecimento. |