Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22275

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Ambientais: ODS6
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, Outros, UFV
Primeiro autor Mariana Santos Leite Quaresma
Orientador LAERCIO DOS ANJOS BENJAMIN
Outros membros Danielle de Oliveira Maciel, Iara Pâmela Vasconcelos Martins Cristo
Título Água: todos nós precisamos!
Resumo Ações humanas, como a falta de tratamento de esgoto, destinação incorreta de resíduos sólidos e contaminação por agrotóxicos, impactam a qualidade da água, gerando problemas para o consumo e a necessidade de adaptação da vida aquática para sobrevivência. Dessa maneira, a educação ambiental é o primeiro passo para se conseguir mudanças que favoreçam a conscientização da comunidade para melhoria dessa realidade. A participação em eventos como a 11ᵃ edição do Ciência na Praça, organizado pelo programa Em Rede da UFV, em parceria com a Prefeitura do município de Paula Cândido/MG, proporcionou atividades que conectam o ensino, a pesquisa e a extensão a partir de instalações artístico-pedagógicas que ocorreram junto à Feira de Agricultura Familiar do município no dia 31 de maio de 2025. O evento foi uma oportunidade de contribuir para a conscientização das pessoas sobre impactos à vida aquática a partir da instalação intitulada “Água: todos nós precisamos!”, realizada pelo Laboratório de Biologia de Peixes/DVT em que, para instigar estudantes com idade de 1 a 11 anos e a comunidade local, atividades lúdicas, como jogos de perguntas e respostas, jogo da memória, pesca feita de material reciclável, e dinâmicas, como experimento que representasse a contaminação e ações que cuidassem do ambiente aquático, com iodo e água sanitária, respectivamente, foram realizadas para construção do conhecimento acerca da importância da preservação do ambiente aquático. Perguntas como “Quais ações podem ser feitas para evitar a contaminação do ambiente aquático?”, “Quem vive na água e qual a importância de mantê-la limpa?”, “Como os peixes e outros seres podem sobreviver em um ambiente sujo e cheio de lixo?” foram direcionadas aos alunos que participaram da instalação. As respostas demonstraram a curiosidade e a importância que a ação individual de cada um poderia contribuir para a mitigação dos impactos ambientais, tendo como exemplos o descarte correto de lixo e cuidado com a água, bem como a importância de participação de outras pessoas como pais/responsáveis e membros da família na efetivação dessas ações. Além disso, a pesca possibilitou outro momento para troca de conhecimentos, visto que a cada peixe pescado era feita uma pergunta, assim como o experimento com iodo e água sanitária que foi conduzido a partir de perguntas como “O que causa a contaminação da água?” e “O que podemos fazer para isso não acontecer?”, e respostas como “Não jogar lixo na água”, “Cuidar do ambiente para que os peixes tenham saúde”, “O rio contaminado é ruim porque pode levar à morte de plantas e animais”, “A água suja não dá para beber”, dentre outras, foram observadas pelos organizadores da instalação. Logo, a partir dessa experiência, é perceptível a importância da realização de eventos que proporcionem a conexão entre os saberes e a aproximação da comunidade aos projetos de pesquisa, ensino e extensão realizados pela Instituição, para que haja a construção coletiva do conhecimento.
Palavras-chave Educação ambiental, qualidade da água, impacto ambiental.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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