Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22236

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Química
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Lucas Xavier Nardelli
Orientador ANGEL AMADO RECIO DESPAIGNE
Outros membros João Bosco Frederico Souza, Victor Martins Fontoura
Título Responsabilidade e ética na ciência: Uma análise interdisciplinar da obra Frankenstein
Resumo Este trabalho propõe uma leitura da obra Frankenstein, de Mary Shelley, a partir de uma reflexão sobre a ética na ciência. Escrita em 1818, essa narrativa clássica do romantismo levanta questões que continuam atuais, como os limites da atuação científica, a responsabilidade do cientista diante de suas criações e os impactos que essas inovações podem gerar na sociedade. Ao explorar essas discussões, o projeto busca aproximar as áreas de Linguagens e Ciências da Natureza, promovendo o pensamento crítico, o prazer pela leitura e a análise ética de situações que dialogam com o nosso cotidiano. Estimular a leitura crítica e a fruição na obra Frankenstein, debater questões a respeito da ética dentro da ciência e da tecnologia, desenvolver habilidades de escrita criativa através da produção de contos e crônicas de terror e ficção científica, fomentando o trabalho interdisciplinar no ambiente escolar através de uma análise mista (quantitativa e qualitativa) a respeito do aprendizado efetivo por meio de metodologias alternativas. Será feita a leitura da obra na íntegra ou adaptada com turmas do fundamental II e ensino médio, bem como aulas e rodas de conversa sobre as impressões pessoais, temas da obra, biotecnologia, ética científica e impacto social da ciência, oficinas de escrita criativa focadas nos gêneros contos de terror e ficção científica. Tendo em vista os possíveis resultados, serão analisadas as notas, questionários e debates a respeito do assunto, a criação de um livro com contos literários produzidos pelos alunos sobre o tema, baseado nas discussões realizadas. A interdisciplinaridade entre o conteúdo de Literatura e Ciências permite uma abordagem mais ampla do papel ocupado pelo conhecimento científico em uma representação estética e artística. Os alunos terão ainda a oportunidade de explorar dotes criativos, senso crítico, além da capacidade de articular e relacionar saberes ao produzir contos originais que dialogam com as questões discutidas, reforçando assim, o papel da literatura como possível instrumento de formação científica, cidadã e ética. O uso da obra e da temática como temas interdisciplinares estimulam a produção de um pensamento crítico e contextualizado, além de promover competências leitoras, criativas, científicas e éticas nos estudantes. Dessa forma, é possível fortalecer a perspectiva do aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, fazendo assim a manutenção de uma educação mais representativa e contextualizada, fazendo uma ligação direta entre os saberes de diferentes áreas englobando perspectivas transtemporais. É importante ainda salientar que a culminância do livro como produto desempenha um papel importante na valorização do saber produzido pelos estudantes, assegurando auto-estima e ampliando o alcance do projeto.
Palavras-chave literatura, ciência, Frankenstein
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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