| Resumo |
Este trabalho propõe uma leitura da obra Frankenstein, de Mary Shelley, a partir de uma reflexão sobre a ética na ciência. Escrita em 1818, essa narrativa clássica do romantismo levanta questões que continuam atuais, como os limites da atuação científica, a responsabilidade do cientista diante de suas criações e os impactos que essas inovações podem gerar na sociedade. Ao explorar essas discussões, o projeto busca aproximar as áreas de Linguagens e Ciências da Natureza, promovendo o pensamento crítico, o prazer pela leitura e a análise ética de situações que dialogam com o nosso cotidiano. Estimular a leitura crítica e a fruição na obra Frankenstein, debater questões a respeito da ética dentro da ciência e da tecnologia, desenvolver habilidades de escrita criativa através da produção de contos e crônicas de terror e ficção científica, fomentando o trabalho interdisciplinar no ambiente escolar através de uma análise mista (quantitativa e qualitativa) a respeito do aprendizado efetivo por meio de metodologias alternativas. Será feita a leitura da obra na íntegra ou adaptada com turmas do fundamental II e ensino médio, bem como aulas e rodas de conversa sobre as impressões pessoais, temas da obra, biotecnologia, ética científica e impacto social da ciência, oficinas de escrita criativa focadas nos gêneros contos de terror e ficção científica. Tendo em vista os possíveis resultados, serão analisadas as notas, questionários e debates a respeito do assunto, a criação de um livro com contos literários produzidos pelos alunos sobre o tema, baseado nas discussões realizadas. A interdisciplinaridade entre o conteúdo de Literatura e Ciências permite uma abordagem mais ampla do papel ocupado pelo conhecimento científico em uma representação estética e artística. Os alunos terão ainda a oportunidade de explorar dotes criativos, senso crítico, além da capacidade de articular e relacionar saberes ao produzir contos originais que dialogam com as questões discutidas, reforçando assim, o papel da literatura como possível instrumento de formação científica, cidadã e ética. O uso da obra e da temática como temas interdisciplinares estimulam a produção de um pensamento crítico e contextualizado, além de promover competências leitoras, criativas, científicas e éticas nos estudantes. Dessa forma, é possível fortalecer a perspectiva do aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, fazendo assim a manutenção de uma educação mais representativa e contextualizada, fazendo uma ligação direta entre os saberes de diferentes áreas englobando perspectivas transtemporais. É importante ainda salientar que a culminância do livro como produto desempenha um papel importante na valorização do saber produzido pelos estudantes, assegurando auto-estima e ampliando o alcance do projeto. |