Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22225

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Amanda Vieira Gomes Fialho
Orientador TEREZINHA DUARTE VIEIRA
Título Mapeamento da oferta da Educação Infantil no município de Viçosa-MG no período de 2014 a 2024: apontamentos preliminares
Resumo O objetivo geral desta pesquisa é construir um banco de dados acerca da oferta da Educação Infantil (EI) no município de Viçosa no período de 2014 a 2024, o que se justifica, respectivamente, pela oficialização do Decreto Municipal de nº 5.075/2017 (Viçosa, 2017), revogado pelo o de nº 5.773/2022 (Viçosa, 2022) que regulamenta juridicamente a parceria entre a administração municipal e as OSCs para oferta da EI, e pelo último ano do levantamento do Censo escolar. É uma pesquisa quanti-qualitativa e os dados estão sendo coletados nos sítios oficiais do governo federal, estadual e municipal. Os objetivos específicos são: fazer levantamento das diferentes fontes de recursos públicos utilizadas pela administração municipal e do documento usado pelo município para a formalização das parcerias entre o município e as OSCS que ofertam a EI. Esta investigação é um desdobramento da pesquisa de Iniciação Científica intitulada Privatização da Educação Infantil em Viçosa - MG no período de 2014 a 2024: o caso pré-escolas, registrada no Sistema de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV e vinculada ao GEPICENA-DPE. Os apontamento preliminares indicam que a formalização jurídica das parcerias entre o município e as OSCs é oficializada pelo instrumento denominado de Termo de Colaboração (TC), cujo significado é semelhante ao Termo de Fomento como explica Ceccon (2018), o primeiro é utilizado quando a parceria é proposta pela administração pública, ao passo que o segundo é usado quando a parceria advém da OSC. Outrossim, identificou-se 12 OSCS no período estudado que recebem recursos da secretaria de educação para a oferta da EI,cujas fontes advém de Subvenção Social e do Fundeb. O Fundeb é um fundo de natureza contábil composto por receitas advindas de arrecadação de impostos do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios que são vinculados para o investimento da educação básica. A Subvenção Social consiste em transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas às instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidades lucrativas (Ceccon, 218, p.56). À luz de Adrião (2018, 2022) esses dados mostram a configuração da privatização educacional a partir do mecanismo da oferta educacional sob o interesse do setor privado que se materializa por meio de transferências do subsídio público à esfera privada. De modo introdutório, conclui-se a presença da tendência da privatização na oferta da EI em Viçosa, evidenciado pelo crescimento do repasse de recursos públicos à 12 instituições conveniadas, o que reforça a necessidade de reflexão crítica sobre a função do Estado e os compromissos com uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Palavras-chave Educação Infantil, Oferta educacional, Banco de Dados
Forma de apresentação..... Painel
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