| Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: A punção venosa periférica é um procedimento amplamente utilizado na prática clínica da enfermagem. Trata-se de uma técnica invasiva que exige habilidade, precisão e conhecimento anatômico. Promover a capacitação contínua sobre essa temática é essencial para os profissionais de enfermagem. Público alvo: Estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: Atualização sobre a prática de punção venosa periférica é fundamental para garantir a segurança e conforto do paciente, reduzir complicações como flebites e extravasamentos, contribuir para a eficiência do procedimento, promovendo uma assistência de qualidade. No âmbito da graduação capacitar e aprimorar o conhecimento dos estudantes, sobre essa temática, torna-os melhor preparados para a atuação nos cenários de prática e na futura profissão. Objetivo: Aperfeiçoar a técnica de punção venosa periférica de estudantes de enfermagem. Métodos: A Liga Acadêmica de Simulação em Saúde tem como intuito fornecer aos alunos maior conhecimento e aprimorar o domínio sobre as técnicas utilizadas nas unidades de atenção à saúde, por meio de simulações clínicas, nos mais variados cenários, a fim de garantir confiança, adaptabilidade, qualidade, segurança e empatia para com os pacientes. A capacitação de Punção Venosa ministrada aos membros da liga, foi uma atividade de ensino que promoveu a capacitação dos discentes sobre a técnica, de modo a promover a confiança e a habilidade para executar corretamente o procedimento conforme os parâmetros e normativas disponíveis. A oficina foi realizada no laboratório de simulação clínica do Departamento de Medicina e Enfermagem – UFV. Inicialmente, foi realizada uma simulação sobre o procedimento de punção venosa sendo executada de forma incorreta por um enfermeiro em uma unidade de atendimento. Durante esse momento os participantes, registravam as não conformidades realizadas. No segundo momento, houve uma discussão sobre a técnica observada e o que a literatura apresenta de melhores evidências científicas. Resultados: Para uma melhor visualização das etapas do procedimento, durante a discussão foram realizadas cenas contrastando o errado com a forma correta de execução, foram abordados as etapas: higienização das mãos, preparo de equipamentos, comunicação enfermeiro-paciente, regra dos 12 certos, paramentação, posição do paciente, antissepsia, técnica de inserção do cateter e fixação. Após essa etapa, os estudantes realizaram o treinamento da técnica, sob monitorização de um docente e um tutor. Para essa ação utilizou-se de manequins para treinamento de habilidades. Conclusões: A atividade foi realizada em ambiente controlado pelos estudantes de enfermagem, por meio de um treinamento teórico-prático. A simulação clínica possibilitou aos participantes compreender a importância da realização correta da técnica de punção venosa, reconhecendo seus impactos na segurança do paciente e na qualidade da assistência |