Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22180

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Ambientais: ODS7
Setor Departamento de Química
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Luiz Paulo Fagundes dos Santos
Orientador GARBAS ANACLETO DOS SANTOS JUNIOR
Outros membros RENATA PEREIRA LOPES MOREIRA
Título Eletrossíntese de Borohidreto de Sódio a partir do Metaborato de Sódio
Resumo Diante da crescente demanda global por fontes renováveis de energia, alternativas limpas como o hidrogênio verde têm se destacado como essenciais para a construção de um futuro sustentável. Nesse contexto, o borohidreto de sódio NaBH4 desponta como uma opçaõ promissora no armazenamento de energia dentro da classe dos hidretos. Isso se deve às excelentes propriedades, como alta estabilidade, por não inflamabilidade e elevado teor de hidrogênio (cerca de 10,6% de H2).
Na produção de H2, um dos principais subprodutos formado é o borato (BO2−). Atualmente, a recuperação desse subproduto tem sido amplamente estudado pela comunidade científica, incluindo métodos mecanoquímicos e termoquímicos para sua redução, como o processo envolvendo NaBO2 e MgH2.
No entanto, esses processos requerem altas temperaturas e pressão, o que eleva os custos e compromete sua viabilidade prática. Dessa forma, métodos eletroquímicos para a conversão de borato em borohidreto têm atraído atenção devido ao seu menor custo e menor demanda energética.
Neste trabalho, a conversão eletroquímica de borato em borohidreto utilizando diferentes materiais, como espuma de níquel e níquel metálico (bulk), é proposta. A investigação da eletrossíntese direta do borohidreto de sódio a partir do metaborato é crucial para otimizar a reciclagem do borato e reduzir os custos de produção de hidrogênio. Este estudo visa explorar as condições ideais e a eficiência do processo eletroquímico, contribuindo para o avanço das tecnologias de armazenamento de energia e para a sustentabilidade da cadeia de produção de hidrogênio.
Para a realização deste trabalho, empregou-se a técnica de Voltametria Cíclica (CV). As análises foram conduzidas em uma célula eletroquímica do tipo H, dividida por uma membrana aniônica. Nesse arranjo, ao aplicar uma diferença de potencial, o material de estudo — notadamente as diferentes morfologias de níquel (sólido e espuma) — sofre reações de oxirredução. A investigação focou na capacidade desses centros metálicos de atuarem como catalisadores na conversão eletroquímica do borato de sódio em borohidreto de sódio. Posteriormente, a quantidade de borohidreto formada será quantificada utilizando um aparato de evolução de hidrogênio.
Palavras-chave Borohidreto de Sódio, Eletrorredução, Sustentabilidade
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.