| Outros membros |
Bruna Melo Silva, Ericson Teodoro Benevides, Gustavo Maciel da Silva, Jaqueline Monique Marinho da Silva, Kalebe Naor Oliveira Peixoto Barbosa, Karla Raphaela da Silva Ramos Freitas, Liana do Vale Reis Lobato, Maurício Vágner Guimarães |
| Resumo |
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser caracterizado como uma dificuldade persistente na comunicação e interação social e presença de movimentos repetitivos e estereotipados, em múltiplos contextos. Estudos, apontam que comprometimentos motores como coordenação motora grossa e fina, englobando também aspectos como lateralidade e noção espaço-temporal, podem estar associados ao TEA e afetar no desempenho de tarefas do dia a dia. Objetivo: O projeto de extensão MovimenTEAR, ligado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, visa promover a estimulação motora de pessoas com TEA e fornecer orientação contínua a seus familiares, buscando aprimorar a qualidade de vida e a inclusão social destes em diversos contextos. Principais Ações: As intervenções acontecem no Laboratório de Estudos em Práticas Corporais Inclusivas (LEP), por meio de sessões semanais previamente planejadas, ajustadas conforme a necessidade do aluno, com duração média de 45 minutos. Nesses encontros, são realizadas brincadeiras, jogos e esportes adaptados, estruturados individualmente ou em grupos pequenos, considerando a idade e o desenvolvimento de cada aluno. A participação dos responsáveis é ativa durante todo o processo das intervenções. Os responsáveis pelos participantes recebem, com antecedência, cards com planejamento das aulas, a fim de trabalhar a previsibilidade com os alunos e a habilidade dos pais em estimular os filhos e organizarem suas rotinas. Além disso, é enviado para casa um “diário”, no qual devem ser anotadas observações sobre o dia-a-dia do indivíduo atendido, permitindo troca de informações importantes para ações conjuntas nas adaptações das estratégias utilizadas. A Escala de Desempenho Motor (EDM) foi aplicada antes do início das intervenções e será aplicada novamente ao final do projeto, com intuito de avaliar o progresso do desenvolvimento motor dos alunos após o período de intervenção. Também são realizadas avaliações observacionais através relatórios individuais sobre cada intervenção realizada. Resultados Parciais: A partir dos relatos dos pais e cuidadores e através das observações feitas ao longo das intervenções, foram percebidas melhorias no desempenho motor principalmente relacionados a coordenação motora fina e grossa e no equilíbrio. Além disso, notou-se também avanços nos aspectos sociais com maior abertura para interações sociais, menor resistência ao contato visual ou a comunicação verbal, bem como maior responsividade a comandos simples e maior participação nas dinâmicas de grupo por parte dos alunos. Conclusão: O projeto MovimenTEAR tem desempenhado com sucesso sua função como ação de extensão, ao estabelecer um espaço inclusivo e colaborativo entre universidade e comunidade. Com isso, contribui com o fortalecimento da rede de apoio às pessoas com TEA e a promoção de estimulação motora, tão importantes para o desenvolvimento desses sujeitos. |