Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22160

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Pedro Henrique Cota Drumond
Orientador DIOGO SILVA DE OLIVEIRA
Outros membros Emanuel Guimarães Ferreira Ribeiro, Gabriel Azevedo Manhães, Tálles de Sousa Costa, Winícius André Ferreira Pontes
Título A influencia dos aditivos modificador de consistência e incorporador de ar na reologia de argamassa para impressão 3D
Resumo A tixotropia é uma propriedade fundamental para a printabilidade e construtibilidade de argamassas utilizadas em impressão 3D. Ela está relacionada não apenas à capacidade de estruturação do material após a extrusão, mas também à aparência das camadas impressas. Este trabalho avaliou a evolução do torque máximo — parâmetro relacionado à resistência ao cisalhamento — em cinco diferentes traços de argamassas, com diferentes concentrações de aditivos, com o objetivo de analisar o comportamento tixotrópico ao longo do tempo de hidratação.
Os ensaios foram realizados em um reômetro rotacional da marca Viskomat, utilizando alheta do tipo fishbone. Os dados foram coletados em intervalos regulares de 15 minutos, até 90 minutos após o início da hidratação. Em cada tempo, registrou-se a curva de torque ao longo da rotação, sendo considerado como principal parâmetro o valor de pico do torque máximo obtido.
Os traços se diferenciam pela variação nas concentrações dos aditivos Air 200 e Stabi 520, ambos fornecidos pela MC-Bauchemie. A análise dos resultados mostra um aumento progressivo do torque com o tempo para todos os traços, o que indica o ganho de estrutura interna e a crescente resistência ao cisalhamento associada à hidratação e reorganização das partículas.
O traço T1 apresentou os maiores valores de torque em todos os tempos, com crescimento acentuado entre 15 e 90 minutos, indicando alta tixotropia, boa rigidez e potencial para excelente construtibilidade. No entanto, esse comportamento pode limitar a extrudabilidade se o tempo de uso não for bem controlado. O traço T2 mostrou padrão semelhante ao T1, com torque elevado e comportamento tixotrópico evidente.
Os traços T3 e T5 exibiram crescimento mais moderado do torque, sugerindo um equilíbrio entre ganho de estrutura e tempo de trabalhabilidade, com provável boa printabilidade em janelas maiores. Já o traço T4 apresentou os menores valores de torque ao longo de todo o período analisado, com curva mais estável e baixa variação entre os tempos, o que pode favorecer a extrusão, mas comprometer a capacidade de empilhamento e a aparência das camadas.
Os resultados reforçam a importância da avaliação reológica em diferentes tempos de hidratação para entender o desempenho dos traços na impressão 3D e entender melhor a janela de trabalho do material.
Palavras-chave Manufatura Aditiva, 3DPC, Desempenho reológico
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.